Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalho-remoto-permanente-veja-dicas-de-especialistas

Trabalho remoto permanente? Veja dicas de especialistas 

Notícia | 05/08/2020

Lays Emily

A quarentena fez o trabalho remoto ser imposto por empresas desacostumadas com essa modalidade. No entanto, segundo pesquisa da consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das companhias pretendem instituir o home office como prática definitiva no Brasil após a pandemia. Por isso, é importante para  os colaboradores algumas orientações a fim de conseguirem se adaptar a esse novo cenário. 

Tiago Santos, cofundador e CEO da Husky, tem experiência com essa prática e afirma ser possível trabalhar de qualquer lugar do mundo. “Quando fundei a Husky, eu e meus sócios tínhamos uma única certeza: seria uma empresa 100% remota”, afirma.  Pensando nisso, ele destaca dicas para ser produtivo e eficiente mesmo a distância.  

Não espere o final de semana para ser feliz

Com a praticidade de estar em casa, muitas vezes surge a dificuldade em lidar com rotinas, prazos e cronogramas. Segundo Santos, apesar de você fazer seu próprio horário, também é responsável por seus resultados. “Isso requer muita disciplina, porém é recompensador. O trabalho é assíncrono, por exemplo: se quiser marcar uma praia com amigos em plena terça-feira de manhã, voltar às 13h e compensar em qualquer outro horário bom para você, está tudo bem. Porém, contando com a entrega de resultados da mesma forma. Isso significa ser dono do seu próprio tempo e te possibilita viver sem ficar sempre esperando o final de semana para ser feliz”, destaca

O especialista comenta ainda como a prática é viável para quem tem filhos ou realiza outras atividades. “Aproveite dessa grande flexibilidade para curtir a família e acompanhar a melhor fase das crianças”, aconselha. 

Sua melhor chance de executar projetos pessoais.

Dá para o usar o tempo antes gasto escolhendo roupas ou indo e voltando do escritório para colocar um projeto pessoal em prática. O diretor técnico da Husky, Mauricio Carvalho, resolveu investir essas horas na saúde: "em 2019, por exemplo, eu perdi 12 kg e consegui ter um rotina similar a de um atleta amador. Eu participava dos treinos de competição, geralmente em horários super aleatórios como meio dia ou 10h", relata.

Outro exemplo dentro da empresa é o do gerente de marca e marketing de conteúdo, Raphael Pugliesi, o qual também tem conseguido conciliar melhor a vida profissional e a pessoal depois de ter iniciado o trabalho remoto: "Fiz teatro por 10 anos antes de me encontrar como publicitário. Porém, a arte sempre deixou saudades. Agora, com menos interferências, menos reuniões, informações desnecessárias retomei meu processo criativo e tenho até escrito algumas músicas", comenta.

É possível respeitar suas próprias regras.

Para Santos, a quarentena não o faz sentir saudades do escritório, mas sim do tempo gasto fora de casa, viajando, conhecendo outros países ou cidades. “Se conseguir organizar e definir horários regrados com a sua equipe, cada um do time pode fazer o melhor, acordar cedo ou dormir até o meio dia. Trabalhar de outro país ou passar um tempo com as pessoas amadas. Você é quem conhece as suas necessidades e qual melhor caminho seguir”, aconselha.

No entanto, o gestor relembra: “toda mudança causa estranheza em um primeiro momento. Porém, enquanto não conseguirmos enxergar o lado positivo dela, jamais vamos superá-la e, consequentemente, gerar resultados”, finaliza.

Como será sua rotina agora? Voltará ao escritório ou permanecerá no teletrabalho? Para as duas situações, acompanhe os conteúdos do blog e das redes sociais. Se quiser mais dicas de como lidar com as atividades em casa, assista a matéria do programa Conexão Ilimitada, da TV Nube, “Como manter a produtividade em home-office?”.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete