Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-o-vestibulando-pode-superar-as-incertezas-da-pandemia

Como o vestibulando pode superar as incertezas da pandemia 

Notícia | 04/08/2020

Gabriela Vasconcelos

Muitos meses se preparando; em alguns casos, anos. Chegou o momento de prestar o vestibular, mas os sentimentos de incerteza, frustração e dúvida têm tomado conta do pensamento de milhões de vestibulandos de forma geral. Afinal, eles não sabem se haverá ou não a aplicação da prova, principalmente nas universidades públicas. 

Dúvidas e anseios

O período por si só já gera ansiedade nos alunos, porém, agora a realidade está extremamente agravada com o distanciamento social devido à Covid-19. É a visão de Gabriela Azevedo, psicóloga e coordenadora da Academia de Talentos da Mauá, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul (SP). 

"Naturalmente, todos os vestibulandos sofrem com dúvidas antes das provas. Ansiedade, medo de não ser aprovado e a expectativa da família e amigos refletem de forma contundente no emocional. Infelizmente, no atual cenário de pandemia, percebo uma piora no estado emocional de quem vai passar pela experiência, principalmente com indagações e medos sem precedentes pela possibilidade de não haver a prova”, relata Gabriela.

Terei jogado fora o meu ano inteiro? E se houver alguém doente ao meu lado na hora do exame? Sou único com tanto medo? Qual será o destino da minha vida profissional diante de tanto desemprego? Segundo a especialista, essas e outras dúvidas, somadas às inseguranças típicas da adolescência, pioram o moral do aluno.

Dicas

Tratar o atual cenário de incerteza é novidade, não somente para os alunos, mas também para todos os cidadãos. No caso do estudante, os efeitos podem ser maiores porque, normalmente, são jovens. "As crianças e adolescentes ainda estão em processo de maturação cerebral e desenvolvendo a auto regulação de emoções e impulsos. Esse emaranhado de sentimentos, aos olhos de muitos vestibulandos, parece intransponível. Sem saber lidar com a situação, colocam sua capacidade em cheque. Desse modo, para tentar amenizar a situação dos mais novos, proponho alguns exercícios práticos", diz a psicóloga.

Veja as recomendações:

1 . Converse sobre seus sentimentos. É importante falar sobre os medos, sobre a pandemia e a pressão sentida. Ao conversar com outra pessoa, você ganhará novas perspectivas;

2 . Organize a rotina. O "aparente" excesso de tempo, aliado à dificuldade de planejamento presentes nessa fase, pode prejudicar os alunos no cumprimento das suas tarefas. Equilibre sua rotina de estudo com trocas virtuais com os amigos e momentos com a família;

  1. Cada pessoa tem "ferramentas internas" para lidar com a situação. Relembre situações de estresse superadas anteriormente e identifique esses mecanismos dentro de você;
  1. Pense, com o grupo de amigos, em soluções criativas para tornar este período mais leve e produtivo;
  1. Se perceber uma acentuação no nível de ansiedade, tristeza, irritabilidade e desânimo ou sentir estar no limite, busque ajuda de um psicólogo.

Saúde mental

Proteger a integridade do corpo e da mente é uma tarefa indispensável, especialmente nos períodos de crise. Afinal, segundo pesquisa conduzida pelo Grupo Abril, 86% das pessoas enfrentam alguma dificuldade na rotina por causa da pandemia. A incapacidade de relaxar e a pressão por causa das finanças são os aspectos mais apontados. Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar. Veja na TV Nube!

Para saber mais dicas sobre este e diversos temas interessantes, fique sempre de olho nas atualizações aqui do blog! Publicamos novos conteúdos diariamente sobre carreira, mercado de trabalho, educação e muito mais.

Como está o seu emocional nesse período?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe