A pandemia do novo coronavírus causou reflexões profundas em muitas pessoas. Muitos acreditam em um mundo bem diferente depois da melhoria dos cenários. Entretanto, uma transformação maior precisa partir de pequenas ações dentro de casa.

Quem defende isso é Conrado Navarro, sócio e especialista em finanças pessoais na Grão. Ele indaga: “você já mudou algum hábito relacionado ao seu bolso, por exemplo? Sua vida financeira pode ser diferente a partir de agora, mas isso vai depender do quanto você vai aproveitar o momento de incertezas para agir”.

Quer algumas sugestões? Veja!
     
1. Questionar seus hábitos de consumo
                                                
Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou: em abril, quase 80% dos consumidores comprava apenas o essencial. A realidade da pandemia já mudou os hábitos de consumo e perfil de gastos no orçamento doméstico. “Dentro desse contexto, você precisa avaliar quanto dessa nova forma de comprar pode continuar depois das coisas se normalizarem. O supérfluo pode ser importante para dar sentido, mas não precisa ser ele próprio uma espécie de terapia. Agora você sabe como é possível viver com menos coisas, mais paciência e organização”, conta.
     
2. Categorizar melhor as despesas
                                                      
O momento de introspecção proporcionado pela pandemia também colocou muitos brasileiros diante de uma realidade até então ignorada: os gastos não eram devidamente contidos, mesmo por aqueles com algum controle básico. “A questão aqui não é exatamente quanto dinheiro entrou e saiu, mas como ele foi utilizado. Categorizar adequadamente os dispêndios, criando nomes sugestivos e fáceis de associar com a realidade é tão importante quanto economizar e negociar”, alerta o especialista.

Larissa Macedo é analista de marketing, em Ribeirão Preto. Com o início da pandemia, ela percebeu a necessidade de organizar melhor sua receita para superar as adversidades. “Tive redução de carga horária e salário, logo, precisei adaptar meu estilo de vida para conseguir pagar as contas e ainda poupar”, relata.

3. Valorizar o comércio local
                                                
Com as ruas desertas e diante de muitas lojas fechados, você talvez tenha percebido o quanto o comércio local é importante. “A economia da sua cidade depende muito desses estabelecimentos. Você sempre deve “pechinchar” e pesquisar preços, inclusive usando as ferramentas disponíveis na Internet. Antes de adquirir algo pelo computador, tente negociar com os negócios próximos, os quais também precisarão ser mais competitivos”, explica.

4. Fazer menos dívidas e compras parceladas
                                                
Quanto menos você comprometer seu futuro financeiro, melhor. A lição é bem simples, mas agora ganha um apelo maior. “A dúvida em relação ao cenário da economia e nossas empresas deve ser transformada em ação. Hora de comprar só se você pode pagar a vista. O exercício de parcelar menos suas compras requer mais paciência, mas compensa. Além de ser mais barato (sem juros), você não fica ansioso com o tamanho do carnê”, afirma.
     
5. Guardar dinheiro (inclusive para emergências)

Poupar dinheiro é tão importante quanto reduzir custos. “Liberdade de verdade só combina com um orçamento preparado para absorver bem momentos como o atual. Além disso, quem estabelece objetivos e guarda pensando neles, tem mais motivação para evitar tentações”, conclui.

Cuide bem do seu dinheiro! Você está conseguindo?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe