Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-voce-tem-administrado-seu-tempo

Como você tem administrado seu tempo? 

Notícia | 31/07/2020

Lays Emily

O tempo é um dos bens mais valiosos. Saber usá-lo de forma benéfica e sem desperdício é essencial para ser mais produtivo e organizado. De acordo com a pesquisadora Gloria Mark, da Universidade da Califórnia de Irvine, quando uma pessoa é interrompida, leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente. Ou seja, compreender a duração de um exercício e o momento ideal para realizá-lo é fundamental para evitar a perda de foco.    

Segundo a executiva, Erika Linhares, é preciso saber lidar com o relógio e evitar distrações. “Muitas pessoas acabam gastando horas mexendo, por exemplo, em coisas irrelevantes nas redes sociais”, destaca. De acordo com levantamento da empresa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país do mundo com mais tempo gasto nas redes. A média do ano de 2019 foi de quatro horas, ficando atrás por apenas 16 minutos das Filipinas.   

Pensando nisso, a especialista destaca dicas fundamentais para te ajudar a otimizar seus horários e não desperdiçar mais seu tempo. 

Seja produtivo

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, de 1981 a 2018, ou seja, no período de 30 anos, a produtividade no Brasil avançou apenas 0,4%. “Faça de tudo para não estar nessa estatística. Não veja os ponteiros passarem na sua frente. O importante é se mexer, ser útil, não ficar parado. Quando não nos sentimos relevantes, não ficamos satisfeitos nem felizes com nós mesmos”, destaca Erika.     

Cultive a sanidade mental

No entanto, não entre em uma pilha de correr contra o seu próprio cronograma. É preciso cultivar a sapyde mental. “De nada adianta ter dinheiro se não for saudável. Cuide de si mesmo. Durma bem, faças atividades físicas, se alimente adequadamente e procure, por exemplo, meditar”, orienta a gestora. 

Não se distraia com coisas irrelevantes

Evite distrações, assim, você se sentirá mais satisfeito no fim do dia. “Muitas pessoas reclamam da escassez de tempo, mas, na verdade, é falta de prioridade. Se questione: é possível reservar apenas 20 minutinhos do dia para fazer alguma atividade diferente?”, aconselha Erika. 

A executiva de Marketing, Luciana Carreteiro, ressalta como a conectividade faz estarmos on-line 24 horas. “Se estou no e-mail, consigo estar no Whatsapp ou na reunião ao mesmo tempo? Portanto, essa obrigação de responder rápido, acaba fragmentando nossas tarefas e nos tornando menos eficazes. Quando eu faço vários coisas simultaneamente, realizo menos. Por isso, uma excelente forma de administração é evitar multitarefas. Uma ferramenta é se concentrar na regra do 80/20. Ou seja, os 20% capazes de me entregar 80%”, sugere. 

Luciana aconselha pegar as três últimas semanas como parâmetro e colocar em blocos seus “comedores de tempo semanais.” A especialista recomenda eliminar, delegar, reduzir ou aumentar atividades. “A partir desse levantamento, comece a planejar suas semanas. Eu gosto de fazer isso segunda, algumas pessoas fazem sexta ou domingo. Coloque tudo em uma lista de tarefas, data para entrega entre outros. Seja específico.” 

Como você tem lidado com a gestão do seu tempo? Se deseja melhorar sua rotina, aproveite para fazer o curso gratuito disponibilizado pelo Nube: "Como administrar seu tempo.” O treinamento está dividido em quatro módulos e tem como objetivo abordar técnicas de planejamento a fim de auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional e tornar mais fácil seu dia a dia, além disso, vale certificado de horas complementares. Vale a pena participar! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe