Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
sete-dicas-praticas-para-empreender-em-startups

Sete dicas práticas para empreender em startups 

Notícia | 30/07/2020

Lays Emily

Empreender não é uma tarefa fácil. O desafio é ainda maior para quem decide criar uma startup, empresas com foco em inovação. O termo em inglês é usado para definir as organizações ainda jovens ou recém-criadas e com grandes possibilidades de crescimento. 

Nesse ecossistema não basta apenas ter um bom produto ou serviço, é preciso planejar cada passo do negócio, principalmente no início, quando uma falha pode levar a perdas financeiras e até ao fracasso de uma boa ideia. Buscando ampliar as possibilidades de sucesso, Fabiany Lima, diretora geral da DiliMatch, enumerou algumas dicas importantes para esses empreendedores

Invista em validação e/ou prototipação 

Com uma ideia em mente, é preciso, antes de qualquer movimento, entender se há uma demanda para a qual sua solução responderá: “ou seja, se há uma dor para aquele remédio. Entendendo esse ponto, recomenda-se criar um protótipo do produto ou um pacote básico do serviço e disponibilizá-los para experimentação de possíveis clientes”, sugere Fabiany. 

Defina o modelo de negócios 

Para a especialista, definir o modelo de negócios é um passo indispensável para qualquer negócio, pois determina a forma como será estruturada a sua marca. Além de demonstrar quem será seu público-alvo, possíveis fornecedores e parceiros, fontes de receita, canais de venda, entre outros pontos estratégicos para o sucesso da startup.

Selecione o time e pontue responsabilidades 

Selecione cada membro da equipe com base em competências, personalidade e experiências anteriores, indo além do o currículo. ”Defina bem a função de cada pessoa, para todos saberem claramente seus papéis, responsabilidades e sua importância para o crescimento da empresa”, orienta a diretora. 

Atenha-se à organização administrativa 

Oficializar o negócio e formalizar administrativamente, desde os primeiros dias, é o caminho para livrar-se de problemas. “Ter todo o histórico financeiro, com despesas e receitas bem detalhadas, também te ajudará a definir estratégias para crescer de acordo com o caixa disponível e, no futuro, facilitará os trâmites durante a captação de investimentos”, sugere Fabiany.

Classifique KPIs 

A sigla KPIs, em inglês key performance indicator, significa indicador-chave de desempenho e de acordo com a gestora é um ponto essencial para definir objetivos claros e medir a performance dos processos internos. “Sem os indicadores, a organização fica baseada em ‘achismos’, ficando a mercê da sorte. Não caia nessa roubada!”, ressalta.

Utilize roadmaps 

Roadmap é uma ferramenta descritiva utilizada para organizar as metas de desenvolvimento e expansão. “Esse recurso nos mostra em qual etapa sua startup está, para onde está indo e quais são os próximos passos. Sejam eles, uma possível expansão, lançamento de novo produto ou solução, captação de investimentos entre outros”, destaca Fabiany.

Tenha uma cultura e missão definidos 

Por fim, mas não menos importante, é preciso definir e divulgar corretamente a cultura e a missão da empresa, tanto interna quanto externamente. “Essas questões influenciam diretamente na retenção de talentos e, até mesmo, na conquista de clientes”, sugere a especialista. 

Visão compartilhada com especialista em diferenciação de negócios, Pedro Superti: “tenha muito claro quais valores você acredita. É um momento de não focar somente em vendas, mas de construir um relacionamento com seu cliente, fortalecer sua marca, sua missão e seus propósitos”, finaliza. 

Gostou das dicas? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas orientações de empreendedorismo, mercado de trabalho e novos negócios.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete