Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aumento-da-produtividade-no-brasil

Aumento da produtividade no Brasil 

Notícia | 30/07/2020

Vinícius Lima

Diante da quarentena imposta por conta da pandemia do coronavírus, a maioria das corporações se adaptou ao home office. Assim, aos poucos, o conceito de humanização do trabalho remoto está vindo para ficar. A ES Tech, empresa referência no segmento de videoconferência, comunicação unificada e segurança eletrônica vê como preconceituoso o conceito de improdutividade atribuído à modalidade de entregas a distância. Além disso, essa percepção tem sido desmistificada durante o período atual.
                                                                       
Amadurecimento da gestão e dos times
                                                                       
Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), a produtividade aumenta no mínimo 20% nesse estilo. Há elevação significativa, também, no grau de confiança entre as duas partes. Os gestores percebem como o subordinado não precisa ser supervisionado para ter um bom rendimento. Há um amadurecimento na relação de trabalho.
                                                                         
Informalidade tem ajudado
                                                                       
"Hoje já não é visto com maus olhos as pessoas desempenharem tarefas com menos preocupações quanto ao cenário, família, filhos, cachorros, gatos, plantas, utilizar figurino casual. Muito pelo contrário, esses fatores servem como "combustíveis" para aumentar a dedicação e comprometimento dos funcionários", diz Rubens Branchini, Diretor Comercial da ES Tech.
                                                                       
O quesito diversão também é importante
                                                                       
Flavia Guimarães concorda com isso. Ela é psicóloga organizacional em Ribeirão Preto e vê o ambiente mais informal como um estímulo para várias pessoas. “Antes, viam qualquer tipo de pausa como distração. Hoje, o trabalhador valoriza os intervalos e os momentos divertidos, pois conseguem recarregar o cérebro e voltar com outro empenho para suas atividades”, conta.
                                                                       
O conforto do lar é um diferencial
                                                                       
De acordo com ela, momentos de descontração são necessários. “Antes mesmo da pandemia, víamos companhias contratando empresas especializadas em animar o dia dos colaboradores, como a visita de cachorros ao escritório, por exemplo. Isso faz a diferença na hora de assumir responsabilidades. Com o conforto do lar, esse divertimento é ainda mais natural e espontâneo”, explica.
                                                                       
Home office pós-pandemia
                                                                       
Segundo a pesquisa "Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: humanidade redefinida e os novos negócios", desenvolvida na Fundação Getúlio Vargas, haverá crescimento de 30% dessa modalidade no Brasil após o fim do isolamento. O estudo também sugere para os líderes serem encorajados a revisarem seus processos internos, pensarem, testarem e compreenderem como “a tecnologia é, cada vez mais, um ativo humano", finaliza Branchini. A análise cita o e-commerce e o ensino a distância, com possibilidades de crescimento previstas de 30% e 100%, respectivamente.

Logo, em momentos de instabilidade, é preciso ser flexível com estruturas e modelos corporativos para prosperar. Veja cinco dicas para seu negócio não morrer em 2020 e conte sempre com o Nube! Vamos produzir mais?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete