Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-manter-as-contas-em-dia

Dicas para manter as contas em dia 

Notícia | 27/07/2020

Lays Emily

Em média, 25% dos gastos mensais de toda pessoa ou família são supérfluos e/ou desnecessários, segundo análises feitas pelo presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos. Ainda mais nesse período de crise de Covid-19, se torna fundamental economizar.

Para Domingos, a mudança deve acontecer por meio de um conjunto familiar, com todos os membros adequando os gastos a essa nova realidade de pandemia. "Sempre ouço as pessoas dizerem não possuir o salário suficiente para as suas despesas. É preciso estar atento especialmente aos pequenos gastos, considerados sem muita importância, mas quando somados fazem grande diferença no orçamento mensal", explica.

Para simplificar o caminho e te auxiliar no processo de educação financeira, ele destacou um passo a passo com algumas das principais orientações para diminuir ou eliminar excessos no bolso. 

Faça um diagnóstico financeiro

 

Para saber como reduzir ou cortar despesas é preciso conhecê-las e não apenas as maiores e mais expressivos, mas especialmente as menores e vistas sem muita atenção. “Faça um diagnóstico de sua vida financeira anotando por 30 dias todos os gastos, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da imaginada”, orienta o especialista.

Identifique seu comportamento

 

Durante o diagnóstico, reflita: você é uma pessoa acostumada a planejar as compras com antecedência? Ou faz parcelas para pagar no futuro? “É preciso ter consciência de seu estilo de vida e padrão de consumo. O comportamento é tão importante quanto a matemática”, comenta Domingos. 

Não faça "shopping terapia"

 

O desejo de obter novos itens é estimulado quando se está em quarentena e vendo promoções on-line. “Portanto, para evitar gastos desnecessários, evite se expor a esse tipo de estímulo, criando o hábito de pesquisar e conseguir o melhor preço”, sugere o presidente. 

Cuidado com cartão de crédito e cheque especial

 

Muitas pessoas consideram o limite do cartão de crédito e do cheque especial como parte de sua renda. “Tenha consciência: são opções de crédito, ou seja, formas de obter algo agora e pagar depois com juros”, orienta Domingos. 

Dicas para empresas

“Nunca esqueça, sua empresa é uma coisa e você outra”, comenta Everton Lopes, economista e especialista em educação financeira da fundação Sicredi. Neste momento, é muito importante priorizar o negócio gerador de renda para sua sobrevivência e possivelmente para outras pessoas. “No dia a dia essa separação pode não ficar tão clara, mas é necessário lembrar: a atual fase passará e a pessoa jurídica precisa seguir forte e com disciplina para manter a atividade econômica”, diz. 

É preciso se reinventar. “Se você é autônomo, busque rendas extras. Muitas pessoas estão confeccionando máscaras de tecido ajudando a diminuir os riscos de contágio da Covid-19. Outra alternativa são os brechós on-line para comercializar itens não mais utilizados, como roupas, sapatos, móveis, jogos e etc. Você também pode avaliar se é possível antecipar férias, adiantar o 13º salário ou ainda restituir imposto de renda”, comenta Lopes.

Como você tem cuidado de suas contas e finanças? Tem conseguido economizar ou acabou gastando mais com as ofertas virtuais durante a quarentena? Para ficar sempre em dia com as tendências do mercado, da economia e do empregabilidade, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações. Não deixe de conferir também nossas redes sociais. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe