Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
home-office-deve-crescer-30-apos-fim-do-isolamento

Home office deve crescer 30% após fim do isolamento 

Notícia | 24/07/2020

Vinícius Lima

A quarentena, medida incentivada pelos órgãos governamentais para conter o avanço do coronavírus no país, mudou o cotidiano dos brasileiros principalmente a respeito da rotina de trabalho. Para o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), entidade responsável por ajudar e inspirar empresários e empreendedores a aplicar os princípios do capitalismo consciente em suas organizações, a implementação do home office trouxe à tona paradigmas de gestão e a necessidade de discutir a atuação das empresas.

Tendência virou realidade
                                                                
“O futuro do trabalho de uma hora para outra precisou virar presente. Porém, não nos preparamos enquanto instituições e líderes para confiar verdadeiramente nas pessoas, delegar a elas verdadeira autonomia nos domínios de suas funções e oferecer toda informação necessária de modo transparente para as entregas fluírem sem travas. A perspectiva positiva é certamente a de abreviar essa ponte para um novo jeito de enxergar as relações”, argumenta Dario Neto, diretor geral do ICCB.

Dados comprovam
                                                                
De fato, o impacto da pandemia será vivenciado em peso no universo empresarial. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, encabeçado pelo professor André Micelli, o trabalho remoto irá crescer 30% após o isolamento acabar.

Visão das novas gerações
                                                                
Para entender como os jovens recebem essa modalidade em suas realidades, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “o que você acha do home office?”. Com mais de 14,6 mil participantes, 63% deles vêem essa como uma boa alternativa para as corporações. Outros 10% falaram sobre como também é uma solução para quem mora longe do trabalho, ou seja, um jeito de melhorar a qualidade de vida.

Para o estudante Walter Bittencourt, do Rio de Janeiro, essa estratégia foi fundamental na corporação onde estagia. “Conseguimos migrar praticamente tudo para a web e isso facilitou muito o andamento das atividades e negócios mesmo em meio à crise”, conta.

Paradigmas da gestão
                                                                
Ainda segundo Neto, o ponto chave está nos paradigmas de gestão. “É muito difícil esse modelo funcionar com produtividade e boa performance quando não há confiança como ingrediente essencial na cultura. Segurança com autonomia e transparência são ingredientes básicos para fazer o home office funcionar muito bem. A maioria dos estabelecimentos não estão prontos na filosofia por trás do trabalho remoto”, complementa.
                                                                
Quais serão as maiores dificuldades para a migração?
                                                                
Graças à tecnologia, praticamente tudo realizado em um escritório físico pode ser feito no ambiente virtual. Para preparar as pessoas, as companhias precisam definir ferramentas e treinar seus times, além de criar rituais e acordos claros para transportar o dia a dia do ambiente compartilhado para o digital. “Negócios conscientes substituem comando, controle, medo e visão de escassez por transparência, autonomia, amor e olhar abundante sobre as coisas. Se isso já é parte dos valores, tudo ficará mais fácil. Se não é, provavelmente é onde a transição terá suas maiores barreiras”, conclui o diretor geral do ICCB.

Entenda mais sobre o home office na medida certa. Você gosta de trabalhar de casa? Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete