Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
foi-demitido-na-pandemia

Foi demitido na pandemia? 

Notícia | 23/07/2020

Lays Emily

Neste momento delicado de pandemia, muitas empresas reduziram custos, diminuiram investimentos ou até fecharam as portas e, consequentemente, diversos colaboradores perderam seus empregos. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) a porcentagem de pessoas desempregadas chegou a 12,9% neste último trimestre. Por isso, é importante o trabalhador rever todas as realizações e traçar um novo plano para se recolocar no mercado. 

Para Madalena Feliciano, gestora de carreira e hipnoterapeuta, após sair de um cargo os profissionais passam por três fases: choque, aceitação e ação. “Esses momentos são necessários para repensar suas estratégias, melhorar suas habilidades e buscar novas oportunidades. Agora é a hora de se reinventar, se apresentar para o mercado, fazer network, mapear novas empresas e negócios”, comenta. 

De acordo com a especialista, a necessidade de inovar também deve ser uma prioridade dos empregados há muito tempo em um cargo. “O funcionário acaba entrando em uma zona de conforto e é preciso sair dessa conformidade. É necessário se atualizar, fazer novos planejamentos, direcionar suas capacidades, saber reconhecer quais pontos precisa melhorar, bem como traçar metas objetivas e claras”, sugere Madalena. 

Home Office 
    

 

Os profissionais precisaram também perceber e se adaptar aos novos cenários do mercado de trabalho. Com a adoção do home office nas empresas de forma definitiva, as entrevistas agora são on-line, bem como os encontros empresariais e a compra e venda de produtos. Por isso, é importante estar em dia com as inovações e saber lidar com esse modelo tecnológico para garantir uma nova contratação. “Sair da zona de conforto, aprender sobre as novas tecnologias, ofícios e até quem sabe montar o seu próprio negócio são boas estratégias”, afirma a gestora.        

Colaboração 
             

 

Agora é o momento de ajudar o próximo. Muitas pessoas perderam a renda e nem sempre possuem o acesso para muitas vagas. Por isso, o cooperativismo tem sido o caminho para uma nova oportunidade de trabalho. Foi o caso de 14 costureiras de uma comunidade carente de Piracicaba, no interior de São Paulo.    

Juntas formaram a Costupira. De início, já receberam uma encomenda do Sesc da cidade para a confecção de 6 mil máscaras de pano de proteção ao novo Coronavírus. Maria de Lurdes Macedo, de 61 anos, uma das associadas está animada com o novo desafio. "Já deu certo! Uma iniciativa muito boa. Estávamos precisando, principalmente as mulheres com uma certa idade, como é o meu caso. Dar início a um projeto como esse foi muito bom. Eu, particularmente, estou muito empolgada", comemora a costureira.     

Para Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp -  Organização das Cooperativas do estado de São Paulo: “pessoas num mesmo ramo podem se juntar para constituir uma cooperativa. Esse tipo de empreendimento, realizado de forma organizada, é muito competitivo e tem todas as vantagens como poder gerir o próprio negócio, rateio de despesas e ganhos por produtividade.” Só no estado, já são mais de mil grupos atuando em diferentes segmentos econômicos. 

Como você tem lidado com as mudanças do mercado de trabalho? Para se manter atualizado das transformações, se destacar ou até mesmo criar uma nova trajetória profissional, acompanhe os conteúdos e as redes sociais do Nube. Assista também a matéria “Como encantar recrutadores e se destacar” do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube. Conte com a gente e boa sorte!     

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete