O momento instável para empresas e serviços teve início no mês de março quando a pandemia do Covid-19 deu o “boom”. Isso, acabou acarretando no cancelamento ou congelamento de processos seletivos planejados para os primeiros meses de 2020. Com isso, agravou-se o desemprego geral, em 12,2%, e 27,1% para a população entre 18 e 24 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não se pode perder a esperança

De acordo com o levantamento do Banco Nacional de Empregos, houve 67,85% de redução na quantidade de busca por vagas, considerando os últimos 30 dias e comparando ao mesmo período do ano anterior. Essa paralisia tem acontecido por conta das medidas de distanciamento social e o fechamento do comércio impostas pelo governo estadual, com a finalidade de conter o avanço do vírus.

Nesse sentido, conforme o presidente da Employer RH, Marcos de Abreu, nunca foi tão necessário manter e voltar a contratar. “É comum por parte dos empreendimentos optar por interromper os recrutamentos durante certo tempo, por questão de segurança e reorganização dos processos. Contudo, agora já temos a proporção dos impactos gerados na nossa economia. Então, é o momento de planejar a retomada das admissões. Iniciamos o segundo semestre e ainda sentimos o reflexo desse cenário, pois algumas organizações continuam com a paralisação das incorporações ou estão sem vagas - por questões financeiras ou por não ter como operar em novo formato”, explica.

Outro aspecto importante a ser observado é a redução na procura por oportunidades laborais. “Uma parcela dos desocupados no país interrompeu as pesquisas por vagas, pois já têm em mente essa suspenção do mercado corporativo nessa crise vivida pelo Brasil”, expõe Abreu.

Algumas organizações mantêm as contratações e altas demandas

No entanto, ainda há grupos empresariais necessitando de profissionais para auxiliar no aumento da demanda decorrente da quarentena como os setores de saúde, alimentícios, farmacêutico, industrial e construção. Ou seja, essa é a hora de não perder a esperança e manter seus currículos atualizados em plataformas on-line. “Outra sugestão importante, pode-se adquirir habilidades com participações em webinars e cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal ou profissional”, finaliza o presidente.

Em vista disso, soft skills como inteligência emocional, facilidade na adaptação e resiliência, têm sido bastante discutidos nos últimos anos e serão ainda mais solicitados. "Estas três capacidades se complementam, ajudando a manter o foco, aumentar a produtividade e ainda evitam o prejuízo do estresse a saúde”, analisa o coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, Paulo Lira.

Logo, outro ponto é a educação continuada, independentemente da adversidade, estar sempre se atualizando e estudando é essencial para profissionais de qualquer área. “A crise do Coronavírus ajudou na aceleração digital das instituições, por isso é importante o candidato ou colaborador estar apto a acompanhar essas transformações. Não só em nível técnico, mas aprimorando as competências”, ressalta Lira.

Portanto, esse deve ser também um período de reflexão, pois as mudanças trazidas com a situação estão transfigurando conceitos e tendências padrões de antes. Então, conseguir identificar oportunidades e entender os novos anseios do mundo corporativo será determinante quando tudo isso passar.

Por isso, mantenha-se alinhado ao mundo corporativo! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com diversos especialistas. Como sua empresa tem analisado esse novo cenário?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe