Produtos antivirais para esterilizar superfícies e higienizar as patinhas dos pets estão entre as soluções desenvolvidas por empreendimentos de Florianópolis (SC) para combater a pandemia. Os produtos foram criados por startups as quais atuam com nanotecnologia. Além da área da saúde, também há propostas voltadas para doações a fim de conectar instituições, hospitais e projetos sociais a pessoas físicas e empresas.

“Em nosso ecossistema, diversas empresas estão movendo esforços para combater a Covid-19, buscando soluções inovadoras para responder rápido às demandas de diversos segmentos”, comenta Tony Chierighini, diretor do Celta. A incubadora da Fundação Certi oferece suporte a companhias de base tecnológica, além de estimular e apoiar sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial. A criação da incubadora é uma iniciativa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

Conheça os projetos 

Com o objetivo de diminuir o contágio da doença por meio de superfícies, a TNS desenvolveu um spray com atividade antiviral para ser aplicado em maçanetas, mesas, bancadas, balcões de atendimento, corrimãos de escadas, corredores, entre outros. Utilizando diferentes técnicas de princípio ativo, o produto cria um revestimento capaz de inativar diferentes tipos de vírus.

O produto da NanoScoping, chamado de ativo Nano Melaleuca, é voltado para os animais de estimação. Ele possui atividade anti séptica comprovada e foi desenvolvido para suprir a necessidade de higienizar as patas após passeios externos. As nanopartículas lipídicas contêm óleo essencial de melaleuca penetram nas camadas mais profundas da pele dos animais, onde o óleo é liberado gradualmente e oferece proteção por mais tempo. 

Efeitos econômicos e sociais 

Voltada para a captação de recursos com impacto social, a startup Incentiv criou a plataforma CovidZero. A ideia central é arrecadar R$ 25 milhões em recursos financeiros para instituições, hospitais e projetos sociais com demandas urgentes como assistência médica, aquisição de equipamentos de saúde e manutenção. 

A plataforma deve promover o fortalecimento de projetos sociais para gerar oportunidades e ajudar na recuperação financeira dessas instituições. Esta iniciativa receberá apoio da Fapesc através do Programa de apoio a projetos para ações emergenciais aos efeitos da Covid-19. 

Retorno ao espaço de trabalho

Iniciativas como a da TNS podem auxiliar as empresas na hora de retornarem aos espaços de trabalho. Para a analista comportamental Mariza Baumbach, do Rio de Janeiro (RJ), é importante pensar no recomeço com muita tranquilidade. “Esse é o primeiro e fundamental passo, as lideranças de cada empresa e setor precisam apresentar ao organizar calma e muita objetividade neste momento. Seguir as normas de distanciamento e higienização apresentadas pela OMS também é fundamental para dar segurança aos funcionários ao exercitar suas funções. Eles precisam se sentir seguros para desenvolver um trabalho com eficiência”, afirma.

Para atender estas determinações, um novo layout dos escritórios será necessário,  bem como organizar uma rotina para os funcionários desde onde guardar seus pertences até a modificação nas reuniões de equipe. Quanto menos aglomeração melhor será a segurança. A inserção de novas ferramentas para auxiliar a comunicação até sobre uso de equipamentos de uso coletivo (sanitários, fechaduras, etc) também é necessária.

“Como os espaços precisam ficar mais ampliados, provavelmente o uso de um revezamento, no qual parte da equipe trabalhe presencialmente e outra em home office pode ser muito bem vista para a organização do retorno”, finaliza a especialista. 

Quais soluções de combate à Covid-19 você acha mais interessantes?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe