As empresas dos mais diversos setores têm se desdobrado para sobreviver em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Diversas medidas podem ser tomadas para garantir bons resultados e pensar em estratégias para superar a adversidade momentânea e crescer financeiramente.

Entretanto, para conseguir isso, a especialista em finanças para pequenos negócios, Carol Stange, alerta: os empresários precisam tomar certos cuidados. Pensando justamente nos pequenos empreendedores, ela separou algumas recomendações para tentar minimizar os impactos dessa pandemia. Veja:
 
1. É hora de usar o seu capital de giro
                                                                            
Esse recurso é uma espécie de Reserva de Emergência da instituição. “Costumo recomendar ao proprietário ter em torno de seis meses de capital de giro disponíveis para eventuais emergências no negócio”.
 
2. Vale a pena rever seu pró-labore
                                                                            
A retirada mensal precisará sofrer ajustes a fim de manter a saúde financeira da empresa.
 
3. Corte seus custos e despesas
                                                                            
Não tem como fugir dessa análise. Agora é a hora de detalhar os dispêndios e fazer cortes.. Após o mapeamento, negocie taxas bancárias, diminua gastos de energia elétrica, água  e negocie o aluguel do escritório.
 
4. Classifique suas finanças e contas em essenciais ou negociáveis
                                                                            
As vitais são aquelas capazes de impactar diretamente o seu negócio, como contas de consumo e Internet. As negociáveis são todas as quais podem ter seu pagamento adiado por algum tempo sem grandes prejuízos imediatos. Todo recurso agora é precioso para fazer a companhia sobreviver à crise, mas lembre-se: seu fornecedor está passando pelo mesmo problema. Assim sendo, busque o ganha-a-ganha.
 
5. Priorize produtos e serviços com margem maior
                                                                            
Interrompa as atividades com pouco ou nenhum lucro. Produtos e serviços sem agregar receita nesse momento devem ser retirados do seu portfólio.
 
6. Segure os investimentos
                                                                            
Não é hora de comprar maquinário ou realizar benfeitorias no imóvel
 
7. Levante capital
                                                                            
Aproveite o momento para fazer descontos e promoções para desovar um eventual estoque parado. O pequeno empreendedor pode avaliar também a venda de veículos e maquinários ociosos.
 
8. Fique atento aos programas de incentivo
                                                                            
Há várias medidas de apoio sendo discutidas e em aprovação. Use-as.
 
9. Pense fora da caixa
                                                                            
Grandes oportunidades surgiram em meio a crises econômicas - sempre houve quem enxergasse além da tempestade e encontrasse soluções inovadoras para todos. É preciso sangue frio, mas o momento de readequar e inovar no seu negócio é agora.

Quem aproveitou o momento
                                                                            
Lucas Vieira estudava abrir sua startup de recursos tecnológicos no final do ano em Salvador, mas adiantou a execução desse projeto. “A demanda do meu nicho aumentou muito durante a crise, então mesmo com um cenário instável, eu arrisquei e os resultados têm sido bem positivos”, comenta.

Gostou? Veja mais cinco dicas para seu projeto não morrer na praia este ano. O Nube acredita em seu potencial. Vamos superar as adversidades juntos!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe