Algumas empresas já estão voltando para a rotina dos escritórios. Outras, porém, irão manter o teletrabalho durante um tempo maior. Há, inclusive, quem pense em continuar com a atividade em casa mesmo pós-pandemia, pela diminuição de custos de manutenção e o ganho de tempo. Contudo, as relações de liderança e produtividade vêm sofrendo novos desafios. 

Algumas práticas para o acompanhamento dos profissionais já têm sido adotadas.  Para algumas atividades é necessário instalar softwares de monitoramento. Essa prática é importante para algumas funções em cargos sujeitos a uso de dados financeiros, por exemplo. Um bom acompanhamento e motivador também é feito por meio de chamadas de vídeo via webcam, durante o horário de trabalho. 

Segundo Viviane Vicente, consultora de comportamento organizacional e competência cultural, quando uma pessoa é contratada, presume-se ter demonstrado não só as qualificações e competência para realizar determinada função, mas também um nível de integridade indicativo de comprometimento. “Inicia-se, portanto, uma relação de confiança mútua e deve ser mantida quando a distância física se impõe”, explica a especialista. 

Produtividade

Bons gestores têm adotado uma rotina de comunicação constante com suas equipes, para demonstrar apoio, entender a situação particular de cada um frente à pandemia, e deixar claro quais são suas expectativas e metas de produtividade nesse momento. “É essencial para o sucesso os integrantes do time serem ouvidos e auxiliados caso encontrem dificuldade em produzir e serão sempre reconhecidos por seu esforço e engajamento”, afirma Viviane. 

Soluções mais inteligentes 

A gestora destaca algumas das soluções mais inteligentes para a liderança remota como: “estabelecer metas com objetividade, definir papéis claros para cada membro, implementar processos de checagem periódica do atingimento de cada objetivo, marcar encontros virtuais um a um, mas também deixar a “porta aberta” para conversas espontâneas; incentivar o compartilhamento de informações entre colegas por meio de plataformas de colaboração, descontrair e fortalecer as relações interpessoais, criar eventos como um almoço ou happy hour virtual, focados em assuntos não ligados aos projetos em andamento”, elenca. 

Viviane orienta ainda a necessidade de entender o cenário atual. Desafios pessoais, como familiares doentes ou exigências extremas de cuidado em casa, devem ser levados em consideração na avaliação. Visão compartilhada por Georgia Roncon, empresária e empreendedora: “não adianta levar a equipe na direção correta, adicionar pressão e não ajudá-los com as dificuldades ao longo do caminho. Forneça as orientações necessárias e eleve a confiança de seus liderados em você. Isso também ajudará na retenção de seus talentos”, menciona. 

Georgia ressalta como atuar em um cargo de liderança não é tarefa fácil. “As pessoas contam com acesso a várias referências. Porém, a compreensão das qualidades de um líder ajudará você na busca pela internalização desses conceitos”, diz. 

Se você quer ser um líder melhor, continue buscando conhecimento e se adequando às tendências do mercado. Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube! Para se manter atualizado das transformações do mundo corporativo, assista também a  matéria do programa “Conexão Ilimitada” da TV Nube sobre as transformações do mercado de trabalho atual. Fique sempre de olho em nossas reportagens, pois nosso conteúdo é voltado para ajudar sua empresa e o seu desenvolvimento profissional. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe