Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inteligencia-emocional-e-a-chave-para-enfrentar-desafios

Inteligência emocional é a chave para enfrentar desafios 

Notícia | 17/07/2020

Vinícius Lima

Neste momento, o Brasil e o mundo passam por uma situação atípica e, frente ao desafio do isolamento, muitos estão instados a mudar completamente seus hábitos profissionais e sociais.  Em certa medida, é como se ambos se chocassem. A questão é como equilibrá-los e conciliá-los com o desafio de seguir com as nossas vidas de uma maneira diferente.

Os conflitos na quarentena surgem de várias frentes da nossa existência contemporânea. Lidar com próprias emoções e mudanças de planos repentinas, preservar o bom relacionamento com parceiros e familiares na convivência intensificada dentro das casas e seguir sendo produtivos trabalhando do lar. Para minimizar os impactos de uma mudança tão brusca, a The School of Life separou algumas dicas para seguir adiante com estabilidade emocional, fundamentada em autoconhecimento, flexibilidade e gentileza. Veja seguir:

1- Escreva pensamentos e projetos
A escrita ajuda pessoas organizarem ideias e lidar com dilemas. Escrever é uma ferramenta capaz de contribuir para o equilíbrio. Usar o papel para contar a sua história, a partir de pensamentos, permite ver um tema antigo ou novo por diferentes ângulos. No espaço em branco, é possível externalizar sentimentos e aliviar o interior da mente. Separe um caderno, uma agenda ou um arquivo digital para praticar esse exercício todos os dias, inclusive fazer anotações sobre a vida desejada por você. É uma maneira de trazer mais clareza sobre planos e as ações necessárias para colocá-los de pé.

2- Cuide de seu relacionamento
Amor é uma habilidade a ser aprendida e praticada com sucesso entre as pessoas. Nesse período, é necessário compreender: alguns privilégios e hábitos não terão espaço. Aproveite a situação para exercitar uma comunicação mais generosa e compreensiva com o seu parceiro, respeite seu espaço. Juntos criem uma dinâmica para favorecer o tempo e o espaço de trabalho, além do descanso para os dois.

Se possível, reservem um ambiente para ficarem sozinhos e em silêncio. Caso viva com pais, irmãos e outros parentes, também divida as tarefas da manutenção do lar igualmente, incluindo o cuidado de crianças, se tiverem. Abra mão da perfeição, afinal, estamos em um período inesperado e repleto de adaptações. Aproveite esse tempo para aperfeiçoar a relação.

Para a psicóloga Lilian Carvalho, de Santos (SP), as interações com amigos também devem ser fomentadas. “Mesmo a distância, é fundamental encontrar um tempo para colocar a conversa em dia com pessoas estimadas. Isso faz toda a diferença para superar esse período inusitado de isolamento social”, comenta.

3- Conheça você
O autoconhecimento é tão importante porque somente quando temos ideia precisa de quem nós somos, podemos tomar decisões confiáveis - principalmente no amor e na vida profissional. No entanto, nossas mentes são extremamente habilidosas em esconder a verdade sobre nós mesmos, principalmente, com o estilo de vida atual. Aproveite esse tempo para olhar para si. Observe o desencadear de seus pensamentos e quais reações eles provocam. Seja gentil e não se julgue.

4- Entenda o seu ritmo de home office
Não existe método para fazer trabalho remoto de maneira produtiva. Por isso, é preciso se observar, respeitar o ritmo pessoal e notar qual a rotina e o ritual mais adequados para realizar suas atividades. Teste espaços na casa capazes de favorecer o conforto e facilitar a produção.

Esse foi o principal desafio de Mariane Matos. Ela precisou entender quais eram as melhores práticas a serem adotadas para promover um rendimento maior. “Eu pensei ser fácil trabalhar deitada na minha cama, mas foi um engano e eu percebi isso na prática. Agora, improvisei um mini-escritório no meu quarto e isso me ajudou a focar”, compartilha.

Aprenda 5 gatilhos de inteligência emocional para a carreira. Gostou das dicas? Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete