Administrar horários, criar um espaço exclusivo para trabalhar e dividir a atenção com os filhos: esses são desafios comuns de quem se viu obrigado a adotar o home office. No entanto, apesar dos desafios, de acordo com pesquisa divulgada pela empresa LogMeIn, entre os respondentes de todo o mundo, os brasileiros ficam atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia quando o assunto é estarem aptos a trabalhar de casa. 

Para 83,5% dos colaboradores, o regime de teletrabalho deveria ser adotado de forma permanente e 50% deles até topariam um corte salarial caso pudessem atuar a distância em tempo integral. Segundo Wdson Sandenys, fundador da Caricanecas, para manter o sucesso do negócio, longe da sede da empresa, é preciso levar em consideração diversos fatores, como se fazer presente constantemente, estar por dentro das tendências em todos os setores, estipular metas e garantir o bem-estar dos funcionários.

Vantagens  

Para os trabalhadores, o lado positivo da modalidade tem maior destaque. Dentre eles, a economia de tempo (84%) e dinheiro (70%), seguidos da possibilidade ficar com a família e amigos (68,8%) e ganhos reais na produtividade (58%). Para isso, o empresário sugere estabelecer metas e buscar adaptação. "Fez toda a diferença para conseguirmos ter bons resultados em meio a tudo isso. Além disso, reuniões semanais para alinhar demandas permitiu maior proximidade e alinhamento dos processos e expectativas", afirma. 

De acordo com a head de marketing para a LogMeIn, Vanessa D'Angelo, o trabalho remoto traz benefícios reais à qualidade de vida dos contratados. “Por exemplo, segundo o levantamento, implementando essa modalidade em tempo integral nos escritórios no Brasil, cada funcionário poderia economizar, em média, 50 minutos por dia no trânsito, um dos principais responsáveis pelo aumento do estresse para 73,2% dos brasileiros”, explica. 

Desafios

Já os principais desafios são as distrações com tarefas da casa, capazes de atrapalhar o foco de mais de 50% dos respondentes. Para Sandenys, nesse momento o papel dos líderes se torna essencial, pois por meio de uma gestão eficiente é possível estimular e conduzir as equipes a atingirem os objetivos. "Quando você tem vários setores em uma única empresa, precisa de lideranças para o trabalho fluir. Por isso, essas pessoas são fundamentais para as atividades continuarem a serem executadas, de preferência, de forma ainda melhor”, opina.

De acordo com o especialista, os diretores precisam estar mais presentes em todo o mecanismo da empresa. "Estando por dentro da rotina, você consegue antecipar possíveis problemas e correr para solucioná-los. Eu tenho recomendado observar de perto o empenho do time, procurando sempre incentivar e auxiliar cada um em seu papel, além de manter a harmonia e satisfação do grupo", comenta. 

O empresário afirma: o cenário exige ter a mente aberta, ouvir e levar em consideração as necessidades e vontades do grupo, itens fundamentais para todos lutarem por um único propósito. “É muito importante dar voz aos funcionários. Ao ouvirmos as necessidades, preocupações e expectativa de cada um com o novo modelo de trabalho, conseguimos criar um ‘ambiente’ confortável para todos. Refletindo diretamente no negócio, de maneira positiva", ressalta. 

Como você tem lidado com o home office? O Nube tem feito uma série de matérias e conteúdos com dicas de produtividade, cuidados com a saúde e orientações para ter bons resultados mesmo em casa. Acompanhe nosso blog e redes sociais.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe