Nessa quarentena muitos profissionais precisaram readequar suas rotinas de trabalho, buscando novas formas para desempenhar suas funções durante o home office. Assim, esse recente cenário pode afetar a motivação no dia a dia de cada colaborador. Isso é preocupante, pois comprova a importância de se sentir feliz para desenvolver bem as funções dentro do ambiente laboral. Então, entenda melhor sobre o assunto!

Elimine os gatilhos da desmotivação

Nesse sentido, a tentativa de manter a "vontade", para muitas pessoas passou a ser mais difícil durante isolamento social. Seja para permanecer no emprego ou para conseguir vencer os afazeres até o fim do expediente.

Para a diretora da aboutCOM, Flavia Sobral, não existe a fórmula mágica para o ânimo. Contudo, “a estratégia para conseguir encontrar felicidade dentro do espaço organizacional passa a ser, ainda mais, uma boa gestão. Não é possível crescer sem investir nisso, porque o fator humano é progressivamente essencial para a sobrevivência das corporações. Logo, boas lideranças precisam estar atentas a essas práticas. Afinal, colaboradores contentes deixam as empresas mais saudáveis”, explica.

Por isso, Flavia traz algumas dicas para diretores incentivarem e impulsionarem suas equipes. Veja:

Segurança e estabilidade profissional - o entusiasmo é capaz de melhorar a autoestima dos funcionários. Com isso, gera-se uma maior segurança e confiança no próprio serviço.

Comunicação - ter um relacionamento mais próximo com seus cooperadores permite uma troca de informações e torna mais ágil o alinhamento de objetivos e ações. Além disso, mostra os esforços feitos e o impacto deles para a companhia. Por isso, investir em conteúdos e formatos atrativos é fundamental para a mensagem chegar a todos e ser absorvida.

Crescimento - ter um plano de carreira estimula o contratado a proatividade para criar iniciativas para o amadurecimento e progresso dentro da instituição. Essa prática potencializa aptidões e competências profissionais, essenciais para a melhoria tanto do indivíduo quanto do próprio negócio.

Metas - definir metas pode aguçar ainda mais o assalariado, mas é preciso determinar objetivos passíveis de serem atingidos. Caso contrário, a tática pode ser um fator de desmotivação quando esse não consegue atingir o objetivo estipulado.

Reconhecimento - apontar eventuais erros gera aprendizado e experiência. Dessa forma, é fundamental reconhecer atitudes fomentadoras de melhorias, assim comprova-se a dedicação do staff para determinada incumbência.

Relacionamento interpessoal - uma boa relação com os colegas proporciona amizades e garante um convívio mais saudável dentro do ambiente de trabalho.

Portanto, “o sentimento de pertencimento é o fator essencial e vital para uma alta produtividade. Logo, deixe sempre claro qual é o propósito do seu empreendimento e seja transparente em cada ação”, comenta o CEO da Incentivar.io, Rodolfo Carvalho.

Recursos humanos como uma peça chave no quebra-cabeças

Inclusive, o papel do RH é crucial para os fluxos corporativos. Logo, para expandir os princípios associativos é necessário voltar o olhar aos pilares da companhia com humanização. Ou seja, promover o diálogo com o público interno.

Por isso, "entender a importância da conexão positiva entre gestores e liderados permite apostar no crescimento de ambos os lados. Isso melhora o astral e proporciona um ambiente de trabalho alegre e proveitoso", finaliza Flavia. Dessa forma, o dirigente precisa ter ampla visão para implantar uma cultura sistêmica. Muito além de cobrar resultados, é necessário ter a sensibilidade de entender os limites de cada um. Afinal, são seres humanos.

Então, atente-se para alinharmos a esse “novo normal”. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de diversos especialistas. Conte com o Nube para enfrentar este momento! Você se sente motivado?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe