Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-habilidades-o-profissional-do-futuro-deve-ter

Quais habilidades o profissional do futuro deve ter?  

Notícia | 14/07/2020

Lays Emily

Quase metade dos profissionais se preocupa com a falta de emprego porque suas habilidades estão desatualizadas. Por esse motivo, segundo pesquisa realizada pela UiPath, 86% dos entrevistados desejam adquirir novas competências ou qualificações. Pensando nisso, quais capacidades desenvolver para se destacar?

Para Mariana Bortolazzo Prezutti, coordenadora da área educacional e de apoio psicopedagógico do Centro Universitário Senac, adaptabilidade, empatia, resolução de problemas complexos, colaboração e criatividade são os cinco principais comportamentos necessários daqui em diante para ser inserido ou continuar no mercado de trabalho.

Além disso, as competências técnicas continuarão sendo essenciais, porém não as mais importantes. "Cada vez mais as pessoas precisarão utilizar ferramentas tecnológicas e conectadas às transformações digitais. A Internet continuará impactando nossas vidas e não poderemos ignorar esse fato. Então, independentemente da sua ocupação, será necessário constante aperfeiçoamento e atualização", explica.

Vuca

O cenário causado pela Covid-19 também trouxe à tona o mundo “Vuca”, acrônimo originário das palavras em inglês volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Ou seja, daqui para frente as pessoas viverão em um mundo cada vez mais inconstante. "Apesar do termo ter sido adotado há alguns anos, é bastante atual, pois retrata a velocidade das mudanças, as dúvidas para a criação de planos a longo prazo e o contexto complexo no qual vivemos. As certezas de hoje podem não ser válidas amanhã", diz Mariana.

Planejamento

Um dos principais efeitos do atual momento nas empresas é justamente a dificuldade para se planejar diante das constantes mudanças de cenário. Porém, lidar com as alterações de maneira criativa pode minimizar esses efeitos. “Por isso, se torna tão importante o profissional desenvolver técnicas muito mais sociais, comportamentais e relacionais”, sugere a especialista.

Equipes multidisciplinares

Os colaboradores também precisarão saber alterar a rota quando necessário, se adequando às novas necessidades e influenciando pessoas. Já na perspectiva das organizações, será fundamental um trabalho mais integrado, com a criação de equipes multidisciplinares capazes de tomar decisões rápidas em soluções e aprimoramento dos seus produtos e serviços. “Por isso é tão importante promover uma educação capaz de desenvolver essas habilidades. Assim, os futuros funcionários atuarão de forma consciente e se adaptando conforme as novas demandas”, ressalta.

Mude o mindset

Para a coordenadora, é preciso passar de uma mentalidade fixa para a do crescimento, ou seja, sair da zona de conforto. “Não existe quem já aprendeu e sim quem está aprendendo. É necessário fazer boas leituras do contexto e da realidade, atentando-se para as competências alinhadas aos propósitos de vida. Tenha um profundo processo de autoconhecimento, isso será muito importante para conhecer seus pontos fortes e aprimorá-los. Além disso, não se acomode, é preciso estar conectado com as mudanças. Sempre busque se atualizar e continuar estudando”, finaliza.

Para buscar novos conhecimentos, Uranio Bonoldi, palestrante e escritor, sugere buscar fontes de inspiração como um TED Talk ou um livro motivador. “Experimente várias atividades e entenda quais funcionam para você. Considere ainda adotar uma abordagem diferente. Em vez de tentar fazer algo de costume, aprenda algo novo” sugere. 

Para ele, você aproveita o melhor da web para se instruir ou adquirir novas técnicas. “Se você é músico, descubra uma outra escala musical. Se é ilustrador, tente um novo estilo. O mundo inteiro está ao nosso alcance via Internet hoje em dia. Talvez uma dessas inovações te levará à sua próxima grande ideia e, se não, o conhecimento é sempre um tempo bem gasto”, comenta.

Portanto, se deseja se destacar e adquirir as competências do futuro, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete