Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
higiene-limpeza-e-saude-no-ambiente-de-trabalho

Higiene, limpeza e saúde no ambiente de trabalho 

Notícia | 13/07/2020

Lays Emily

Se no começo da pandemia a preocupação era remanejar as equipes e estruturas para o modelo home office, agora é garantir uma retomada das atividades segura para todos. Entre as tantas dúvidas presentes nesse momento, a principal é como colocar em prática os protocolos de saúde necessários para tornar os ambientes profissionais ainda mais protegidos.

Uma primeira preocupação será com a higienização das áreas comuns. "Para as empresas é preciso estratégia. Primeiro ponto a ser levado em conta é como a corporação ficou durante esta quarentena. Muitas vezes será necessário um mutirão para garantir a higiene do local e preservar a saúde dos funcionários", explica Gabriel Borba, sócio da GB Serviços.

Para manter a segurança da vida dos colaboradores, além do uso de máscaras obrigatórias e da distribuição de álcool em gel 70%, Carlos Henrique dos Santos, gestor de desenvolvimento técnico da Sprink, explica como aplicar outros cuidados na retomada das atividades.

A mudança na rotina

O especialista ressalta a importância de se atentar a infraestrutura dos empreendimentos. “Além da sanitização, os elevadores precisam ter a capacidade reduzida em 50%. Os diretórios digitais e as telas sensíveis ao toque devem ser desativados por enquanto. Já os dutos de ventilação e sistemas de purificação não podem ficar de fora dos esquemas de limpeza”, sugere.

Pequenas mudanças são as maiores aliadas no distanciamento social. Nos locais onde formam-se filas, demarque linhas com espaçamento de no mínimo dois metros. Nesses momentos, o sistema de vigilância também serve para monitorar o respeito às novas normas.

Novos hábitos para as pessoas

Santos alerta para a necessidade de adotar novos hábitos pessoais como evitar tocar os olhos, boca e nariz. “Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos reduz o risco de contaminação”, aconselha. Além disso, não utilize os bebedouros coletivos e nem compartilhe os seus objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas. Antes de usar telefones, canetas e equipamentos compartilhados, desinfete os objetos com álcool gel.

Uso das máscaras

Muitas pessoas ainda ficam confusas ou não entendem a necessidade do uso das máscaras. Ela cria uma barreira física capaz de impedir a proliferação do vírus, ajudando a reduzir o número de pessoas infectadas. “Ao tossir ou espirrar, não cubra o rosto com as mãos e não retire a máscara. Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel. Outra opção é colocar o antebraço na frente do nariz e da boca”, ensina o gestor.
Para o trajeto de casa até o trabalho, mantenha sempre a distância mínima de dois metros das outras pessoas. “A carona de carro de um amigo de trabalho é uma boa opção, porém deve estar limitada a 50% da capacidade do veículo, além de evitar o uso do ar-condicionado”, propõe Santos.

Ritual ao chegar em casa

O líder indica ainda orientações para quando chegar em casa. “Antes de entrar, retire os calçados e coloque-os sobre um pano umedecido com solução desinfetante, com 50 ml de água sanitária para um litro de água. A prioridade é sempre higienizar as mãos. Passe álcool gel ou pano limpo umedecido com solução desinfetante em tudo, como a chave, celular, interruptor e maçaneta das portas”, indica.

Como está a preparação para a retomada ao escritório? Siga as normas de saúde e acompanhe os conteúdos do Nube para novas orientações. Leia também a matéria Habilidades necessárias para o "novo normal" e veja como se preparar para as tendências emergentes no mercado.  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe