A Covid-19 fez o mundo todo se mobilizar para reduzir ao máximo a curva de propagação da doença e, nesse período, muitas empresas e setores estão vendo as atividades sendo afetadas. Por isso, para Rafael Kiso, especialista em Redes Sociais e CMO da mLabs, as marcas devem fortalecer o canal de relacionamento com seus clientes em momentos como esse.

Para ele, investir na conexão com o público deve fazer parte do planejamento estratégico de todo negócio, mas agora, deve ser ainda mais fortalecido. “Por isso, ter um canal com clientes bem estruturado é fundamental para quem deseja ter consumidores fiéis”, acrescentou Kiso.

Afinal, qual é o melhor meio para estruturar essa comunicação? Com certeza, as redes sociais estão no topo da lista das estratégias. Veja abaixo seis dicas do especialista para aproveitar ao máximo das opções disponíveis no mercado e se destacar entre a concorrência:
    
1. Importante ouvir

As pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer comentários sobre uma marca e, com a Internet na palma da mão, quem está satisfeito ou insatisfeito pode fazer isso com muita facilidade e rapidez. Por isso é tão importante estar atento ao conteúdo escrito sobre a instituição e seus serviços. Aproveite para ser proativo.
    
2. Responda a todos

Tudo é construído a partir de diálogo, portanto, sempre leia e responda, seja no feed, timeline ou inbox. Se um indivíduo deixou uma mensagem, com certeza, ele espera por uma resposta. Inclusive, já há ferramentas para gestão de todos esses canais. Entretanto, tenha atenção, pois o senso de urgência adverte: não demore dar um retorno, principalmente quando se tratar  de uma queixa.

3. Pense antes de excluir um comentário

A primeira coisa a ser pensada quando recebemos uma avaliação ou reclamação é excluí-lo. Porém, o mundo não é um mar de flores e, infelizmente, as companhias recebem críticas frequentemente. É importante estar atento a esse tipo de feedback e sempre respondê-los.

4. Humanize mais as conversas

Aproveitar das plataformas para mostrar seu estilo e tom de voz é essencial para criar conexões. Ninguém deve se sentir como se estivesse lidando com uma corporação fria, sem coração ou robôs. Por isso, dê um toque pessoal e mostre o lado humano da marca. Escolha apps como Instagram e LinkedIn e mostre a carinha da equipe. As pessoas amam conhecer quem está por trás de uma entidade comercial.

Ana Paula Moreira estuda marketing e estagia na área de social media. Com a responsabilidade de atentar as demandas digitais do empreendimento onde atua, ela conta ser um desafio adequar a linguagem. “Não adianta ter um diálogo extremamente formal, complicado e distante do público. Por isso, preciso sempre tentar inovar, ser criativa  e apresentar novas formas de conectar os dois lados”, conta.

5. Crie grupos para conversar com seus públicos

Quem não gosta de se sentir especial? Ter vantagens e benefícios exclusivos? Todo mundo gosta. Então, por que não criar canais com clientes e fazê-los se sentirem VIPs? Grupos no Facebook e WhatsApp, por exemplo, com projetos personalizados, podem transmitir lives apresentando as novidades e tirar dúvidas.

6. Aposte em quem gera conteúdos

O user generated content (conteúdo gerado pelo usuário ou UGC) deve ser usado de forma estratégica. Imagine a satisfação de um consumidor ao ver um conteúdo criado por ele ser compartilhado na rede de uma marca. Tudo gerado pelos usuários deve ser lido, interpretado e considerado.

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