Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-manter-o-equilibrio-emocional

Dicas para manter o equilíbrio emocional 

Notícia | 09/07/2020

Vinícius Lima

Nesta turbulência pela qual o mundo está passando, em função da pandemia do coronavírus, o profissional de Recursos Humanos acaba sendo afetado diretamente. Afinal, além de manter ativas as atividades do seu nicho de atuação, ainda precisa estruturar estratégias de banco de horas, férias coletivas e afins para minimizar prejuízos para o negócio e possíveis desligamentos. De quebra, quem está no setor precisa acompanhar as mudanças em virtude das novas práticas de legislação trabalhista. Como fazer tudo isso mantendo o equilíbrio emocional?

A psicóloga Sabrina Amaral, da Epopéia Desenvolvimento Humano, elaborou dicas para ajudar esses profissionais a lidar com esse período de tensão. Acompanhe:

1. Você não deve dar conta de tudo
O primeiro passo é quebrar essa atitude mental e trabalhar mais a autocompaixão. “Pare de se cobrar tanto, de ser perfeccionista e substitua isso por um comportamento mais generoso consigo. Não sabe como fazer isso? Pense como é fácil ter esta postura com as pessoas na empresa e faça o mesmo por você”, orienta.

Fabio Carvalho, gestor comercial em Goiânia, comenta como a sobrecarga é a sua maior preocupação nos tempos atuais. “Tenho muita dificuldade em dizer não, entender meus limites e tentar fazer uma coisa de cada vez, principalmente no momento atual”, compartilha. Para ele, o melhor meio de solucionar isso é delegar e se planejar.

2. Plantão x Prontidão
Você não tem de estar disponível 24 horas via satélite para o Brasil e para o mundo. Nem conectado o tempo inteiro no WhatsApp, e-mail ou celular para atender de bate-pronto as demandas da companhia. “Desconecte-se, tenha um tempo para recarregar a ‘pilha’, cuidar da sua família e principalmente de si. Não confunda plantão com prontidão. Uma coisa é você retornar rápido, em horários e tempo adequados. Outra coisa é cair em tentação e checar as notificações a cada cinco minutos como se pudesse salvar o mundo pelo fato de estar ali 100% disponível”, comenta.

3. Fuja da infodemia
A infodemia é um neologismo para descrever o fenômeno da pandemia de informações excessivas - sem mencionar o surto de Fake News - experienciado atualmente. Geralmente, quem é do RH acaba aceitando solicitações de amizade dos funcionários da empresa no seu perfil pessoal nas redes sociais. Com isso, seu perfil acaba se tornando uma extensão do seu papel como profissional. A dica aqui é preservar-se um pouco mais. Você pode, por exemplo, deixar de seguir esse pessoal e sair do radar deles”, sugere.

4. Use a Internet a seu favor
Há sites confiáveis fazendo um compilado de todos os fatos para o setor de gestão de pessoas saber sobre pandemia, legislação, cuidados, entre outros. “Tudo isso lhe permite ganhar tempo e receber os dados de forma menos fragmentada. A Epopéia mesmo criou uma tabela com os tipos do DISC e a gestão do home office, um material para gestores poderem endereçar questões comportamentais mais facilmente, mantendo a produtividade dos seus times”, orienta.

5. Juntos somos mais fortes
Lembre-se: você não está sozinho. “Existem outras pessoas desse mesmo setor passando por adversidades similares. Que tal compartilhar boas práticas, tirar dúvidas, fazer pesquisas, trocar experiências ou mesmo promover um bate papo para desabafar?”, pondera.

6. Se precisar, peça ajuda
Falar sobre suas vulnerabilidades é libertador. “Portanto, se você não encontra esse apoio na empresa para a qual trabalha, na sua rede de relacionamentos ou na família, procure por um terapeuta de sua confiança. Em muitos casos, poucas sessões podem fazer toda a diferença para se reequilibrar e, assim, ajudar muito mais gente!”, conclui.

Saiba como as empresas estão inovando no RH. Vamos colocar as dicas em prática?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe