Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
venca-o-medo-de-falar-em-publico

Vença o medo de falar em público 

Notícia | 07/07/2020

Vinícius Lima

Experiências negativas podem acabar nos marcando inconscientemente, levando a sintomas como taquicardia, sudorese, tremedeira, ansiedade, insegurança e baixa autoestima ao ter de se comunicar para um coletivo. Justamente por isso, é preciso se atentar e mudar sua postura para poder se apresentar sem grandes imprevistos. Entenda como!
                                                                                                 
Pensamentos limitantes                                  
                                                                                                 
Isso acontece por conta de pensamentos limitantes em relação a você mesmo, mas podem ser mudados com a prática de oratória. Trabalhar sua capacidade de diálogo melhora experiências pessoais e profissionais. “A única diferença entre chegar cheio de medo para uma apresentação ou pensando com alegria é a preparação. Esse não é um dom de alguns, mas sim uma habilidade e todos podem desenvolver”, conta Sirley Maciel, professora e presidente do Instituto Intrepeds. De fato, o maior empecilho criado é interno. Muitas vezes, ficamos presos por pensarmos como a tarefa é difícil.
                                                                                                 
Quem já passou por isso                                 
                                                                                                 
Luciano Bittencourt já sofreu com a hiperventilação ao ter de discursar em um evento de uma corporação onde já atuou, no Rio de Janeiro. “Era uma premiação por resultados, na hora de pegar o microfone, começou a faltar meu ar e não consegui dizer nada além de um ‘muito obrigado’”, compartilha.

Para entender quais são os maiores empecilhos para os jovens, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “qual sua maior dificuldade ao falar em público?” Com mais de 16 mil participantes, 33,7% culparam o nervosismo, enquanto outros 33,2% associaram o problema à timidez.  

Em outro estudo, tentamos constatar qual é a parcela das novas gerações afetada por essa fobia. Dos 50 mil analisados, 10% afirmaram ter esse receio com absoluta certeza. Outros 20% disseram depender das circunstâncias: “quando conheço as pessoas, falo bem”.
                                                                                                 
Vencer a insegurança é vital                       
                                                                                                 
Quando você se sente bem, a insegurança vai embora e até mesmo aquela conversa com vários colegas após o trabalho não lhe causará desconforto. A conversação é algo natural e imprescindível. Apenas é preciso, às vezes, tomar alguns passos menores e mais lentos no caminho. “Com o desenvolvimento dessa capacidade, você pode encontrar as pessoas e momentos melhores enquanto você interage com o mundo externo”, afirma Sirley.

Em várias etapas da nossa vida, precisamos encarar as adversidades. Seja em uma dissertação na faculdade ou escola, ou em uma reunião com os colegas de trabalho, ou ainda em várias outras situações, vencer o medo é essencial. Afinal, as habilidades comportamentais são o verdadeiro diferencial para quem busca uma colocação no mercado.

O próprio Nube tem um curso gratuito para te ajudar nesse quesito e garantir menos complicações ao ter de emitir uma mensagem para várias pessoas.

Siga as dicas e mude essa realidade. Preparado para melhorar sua comunicação? O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete