Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-manter-a-saude-mental-durante-a-crise

Como manter a saúde mental durante a crise?  

Notícia | 03/07/2020

Vinícius Lima

A disseminação do coronavírus parou pessoas e cidades. Manter a saúde mental em dia é um dos principais desafios durante o período de quarentena e isolamento, realidade em muitos países. Preservar a rotina, desligar-se das redes sociais e praticar exercícios físicos em casa são medidas capazes de nos impactar positivamente.
                                                                         
Jovens afetados pela pandemia
                                                                         
Para entender como os jovens estão lidando com essa questão, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “a crise causada pela covid-19 afetou sua saúde e bem-estar?”. Com mais de 13 mil respondentes, quase 58% apontaram aumento na ansiedade, insegurança ou variações de humor constantes.  
                                                                         
Complicações emocionais
                                                                         
Em outro estudo com 14,6 mil participantes, 56,2% dos mais novos são prejudicados pelo distanciamento, pois sentem falta da rotina agitada ou ficaram mais depressivos. Outros 37% estão cansados de ficar em casa. Portanto, encontrar meios de enfrentar a situação de maneira saudável é fundamental.
                                                                         
Quem se enquadra nesse perfil
                                                                         
Gabriela Lima estuda engenharia na Facamp, em Campinas e se sentiu bastante afetada pela nova realidade. “Me vi muito distante dos meus amigos, mesmo fazendo chamadas de vídeo, foi bem difícil ficar esse tempo todo sem poder sair, me divertir da maneira como gostaria”, conta.
                                                                         
Qual a solução?
                                                                         
Para lidar com o cenário atual, o psiquiatra da Estância do Lago - Spa & Wellness, Ricardo Assmé, aponta estabelecer uma rotina como a principal medida para passar por esse confinamento. "Acordar e fazer refeições em horários definidos já praticados em dias comuns, ler livros, manter o contato com familiares e fazer coisas de seu gosto pode ajudar a superar o período desafiador com mais leveza”, recomenda.
                                                                         
Novas possibilidades
                                                                         
Mesmo em casa, Assmé ressalta a relevância de criar novas possibilidades para passar por esse momento sem comprometer o emocional. Segundo o psiquiatra, é comum a quarentena causar estresse excessivo e insônia. Manter a comunicação com pessoas próximas e não cobrar-se tanto são passos importantes para esse momento de tensão ser superado. “Evitar redes sociais por conta de fake news e divergências de opiniões, passar o tempo brincando com filhos e criar novas receitas na cozinha, por exemplo, são atividades ideais para serem feitas durante o isolamento”, explica.
                                                                         
Arriscar-se é fundamental
                                                                         
Para criar uma nova rotina em casa, além de definir horários durante para as atividades e obrigações, o profissional indica realizar cursos on-line e arriscar-se em uma meditação mindfulness para iniciantes, como alternativa para a manter a saúde mental em dia.

Saiba mais maneiras de preservar seu bem-estar durante turbulências. O Nube está aqui por você! Gostou das dicas?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete