Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seu-curriculo-esta-preparado-para-sair-do-isolamento-social

Seu currículo está preparado para sair do isolamento social? 

Notícia | 01/07/2020

Gabriela Vasconcelos

Ter um perfil profissional atraente, cursos, especializações e experiências agrega valor a quem está em busca de uma colocação. Com o isolamento imposto, a maioria das pessoas tem carência das mesmas necessidades no mercado de trabalho. Assim, um currículo de alto padrão nunca foi tão importante como agora.

Erros banais na apresentação textual podem ser passíveis de desclassificação automática. Pensando nisso, a administradora Simone Veiga utiliza estratégias para se diferenciar. Na visão dela, estudar é essencial para levantar a qualidade do portfólio. “É indispensável incluir uma boa formação, bem como uma meta clara e atrelada aos interesses particulares e da corporação”, afirma.

Crise

A atual realidade é bastante desafiadora para quem está desempregado. Esse fator tem sido agravado diante da crise econômica decorrente da situação da saúde pública. Assim, até mesmo os trabalhos autônomos foram prejudicados com a ausência de movimento nas ruas. 

“Infelizmente temos vivido momentos jamais imaginados. Palavras como improviso e adaptação se tornaram comuns em nossa rotina. São aproximadamente quatro milhões de brasileiros fora do mercado neste trimestre”, explica Claudia Deris, gestora de carreira de Brasília (DF). 

Tudo fica ainda mais acirrado quando se fala de vagas disponíveis. Muitas empresas estão se preparando para retomar suas atividades e, mesmo em meio a toda esta competitividade, os trabalhadores possuem uma arma poderosa a seu favor: o bom e velho currículo.

Para a especialista, um documento de apresentação bem feito tem um grande valor e pode ser o ponto de decisão entre ser convocado ou não para uma entrevista. Ele é a mais importante e, dependendo da situação, a única chance de atrair o interesse da corporação.

“Não é fácil manter o ânimo e a disposição em um cenário com tantas incertezas, no qual o medo e a ansiedade vez em sempre aparecem para nos tirar do eixo. Entretanto, aproveite este momento de isolamento e foque em sua apresentação. Reveja todos os cursos já feitos e sua vivência corporativa. Organize este material e faça um texto digno de te representar e empregar”, explica a Gestora.

Na capacitação on-line desenvolvido por Claudia, o foco está na importância de se dedicar em escrever um bom conteúdo. “Estou cansada de ver pessoas caprichosas, dedicadas e talentosas perderem chances pelo simples fato de não saberem se expressar na hora de escrever sobre seus feitos profissionais”, comenta.

De acordo com ela, a maior carência das pessoas ao elaborarem um currículo está justamente no desconhecimento em como falar acerca de si. Além disso, no fato de não considerarem importantes quais atividades executa com facilidade e não saberem expressar toda a riqueza na linguagem do leitor, ou seja, o recrutador.

“Apesar das dificuldades, encare este período como a sua oportunidade. É o momento no qual você pode parar, pensar e rever as necessidades de ajuste, melhoria e reformulação. Essa ferramenta precisa advogar a seu favor ao invés de te sabotar e camuflar todas as suas qualidades profissionais”, finaliza Claudia.

Vale lembrar: o CV é a porta de entrada para a maioria das instituições. Por isso, tempo investido na elaboração do mesmo é igual a mais chances de conseguir um emprego. Fique de olho na objetividade e compreensão do seu texto. Não se esqueça de adequá-lo ao perfil da empresa.

Gostou das dicas? Aproveite também para fazer nosso curso gratuito “Como elaborar um currículo?” Desejamos boa sorte em sua jornada profissional!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete