O mundo está passando por uma transformação sem precedentes, porém os profissionais precisarão buscar se adaptar à nova realidade e se destacar no mercado de trabalho, principalmente para as novas demandas. O estudo e a atualização contínua, nesse cenário, farão toda a diferença. Por isso, esse é o momento de aproveitar as oportunidades para investir em atividades extracurriculares.

Para o professor, Uranio Bonoldi, as pessoas devem entender quais são seus objetivos a médio ou a longo prazo. “Sempre oriento meus alunos e clientes a optarem por decisões assertivas. Ou seja, na hora de escolher entre as diversas opções disponíveis de cursos gratuitos é importante ter isso em mente. Se a meta é falar outra língua, o empenho deve ser focado para a modalidade. O mesmo com qualquer outra área de estudo. A ideia é não se dispersar com as inúmeras ofertas, foque naquilo capaz de agregar valor para suas aptidões e carreira,” comenta.

Estagiários e aprendizes

O início da vida profissional costuma ser marcada por muitas dúvidas e inseguranças. Pensando nisso, Bonoldi sugere focar em programas voltados para área de comunicação, habilidade essencial para qualquer ofício. O Nube disponibiliza os cursos gratuitos de Marketing Pessoal e Falar em Público, assim você aprenderá a aprimorar a capacidade de expressão e a incentivar a busca contínua por técnicas eficazes de discurso.

Colaboradores

Para os já formados ou com experiência no mercado de trabalho, o conceito de atualização não é uma novidade. “A dica é potencializar o currículo com treinamentos de curta duração, manter o LinkedIn em destaque, pois é um ótimo instrumento de visibilidade profissional e para se conectar com os principais canais de informação. Usar a Internet sempre a seu favor deve ser um mantra a partir de agora. Faça conexões estimulantes e mantenha-se aberto a novos jeitos de trabalhar e estudar”, sugere o professor.

Bonoldi ressalta como o atual momento exigirá o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades para o futuro do mercado e por isso aproveitar a situação para crescimento é essencial. “Muitas vezes ouço as pessoas reclamarem de se atualizarem ou não buscarem aperfeiçoamento de sua atividade por falta de tempo ou até, por escassez de recursos financeiros. Porém, o isolamento está nos proporcionando algumas oportunidades para alterar esse quadro”, aconselha.

Hora de começar

Depois de procurar as melhores opções de acordo com o seu perfil, é hora de iniciar os programas escolhidos. Roberto Baginski, coordenador do departamento de Física do Centro Universitário FEI, destaca a importância de estabelecer uma rotina para os estudos, mesmo em casa. “Se você tem uma escrivaninha ou uma mesinha em seu quarto, acaba de encontrar sua nova sala de aula. Há variações individuais, mas, em geral, um bom ambiente de estudo deve ser iluminado, ventilado e silencioso, na medida do possível”, aconselha.

O especialista destaca ainda a necessidade de ter organização para colher bons resultados. “Não se trata de montar um esquema tão rígido, mas de ter um planejamento em linhas gerais. Não esqueça de incluir pausas nesses momentos. Ficar muito tempo sentado ou na mesma posição não faz bem para a saúde e os intervalos são importantes para seu cérebro ter o tempo necessário para elaborar sobre o material estudado, registrá-lo para uso posterior e adquirir foco para um novo assunto”, destaca.

Portanto, se deseja novas dicas de como se destacar no mercado, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube! Você está fazendo isso?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe