O distanciamento social, decorrente do Covid-19, transformou radicalmente as formas de atuação da maioria das empresas, em escala global. Então, não seria diferente com os hubs de inovação - lugares onde se desenvolvem e montam o quebra-cabeça das startups. Eles precisaram se adaptar às pressas a esse novo cenário.

Transformações significativas no setor

Diante da impossibilidade de interação física, os ambientes de coworking “deixaram de existir”. Nesse sentido, alguns desafios foram conduzir e implementar programas de aceleração e de residência com startups. Em vista disso, Jacqueline Freitas, gestora do Manaus Tech Hub, um espaço de inovação aberto para promover ações e o desenvolvimento de projetos, explica: “repensamos rapidamente nosso modelo de negócios e a forma de interagir com as empresas disruptivas”.

Nessa busca constante por outras iniciativas e maneiras de atuação, no Brasil e no mundo, a revolução virtual desse “novo normal” foi baseada em experiências. Assim, o especialista em inovação e transformação digital do Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer, redesenhou os projetos, lançando um programa de aceleração 100% digital. O cronograma é focado em lançamentos via live (reuniões por meio de videoconferência), avaliações dos negócios por critérios e parâmetros definidos nas inscrições on-line. Bem como, com a disponibilização de canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas.

Para Goettenauer a interação presencial é importantíssima para o crescimento dos empreendimentos, contudo, não se pode perder oportunidades por conta da pandemia. Então, “lançar um projeto de aceleração com dezenas de benefícios e parcerias para as startups trouxe ao ecossistema certezas do reerguimento da economia e novas possibilidades”, afirma.

Primeiro comece, depois aperfeiçoe

Nesse contexto de empreendedorismo e startups é muito comum ouvir o termo MVP (sigla em inglês para Minimum Viable Product), Produto Viável Mínimo. Ele significa a mínima entrega de esforço e desenvolvimento envolvido em um serviço ou produto. Ou seja, o essencial é dar o primeiro passo e depois aperfeiçoar.

Logo, o acompanhamento regular e o suporte técnico e administrativo elevam a taxa de sucesso dos negócios. Contudo, primeiro é preciso tomar a decisão e sair da zona de conforto. Com isso, no próximo passo, potencializa-se a ideia já existente e em andamento.

Nessa continuidade está o programa de aceleração do Manaus Tech Hub. Após passarem pelo programa, as startups terão seus produtos e serviços reavaliados sob a ótica do patrocinador. Isso pode ajustá-los para uma maior criação de valor ao mercado ou melhor alinhamento aos desafios propostos antes do pitch de cada uma.

“Mãos na massa”: tire do papel o plano de ser empreendedor

Um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) estima a existência de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade transformadora e acredita no alcance de uma marca histórica desse número ainda este ano. Então, se você está pensando em aflorar sua “veia” empreendedora, faça um bom planejamento e avalie: custos para começar a funcionar, definição da estrutura, elaboração de contrato social e regime tributário. Se restar mais alguma dúvida, confira os pontos fundamentais para a abertura de uma nova instituição.

Portanto, estima-se um aquecimento durante a quarentena e, assim o crescimento de companhias nesse segundo semestre de 2020, de acordo com as estimativas da IDC Brasil. Dessa maneira, alavancando a economia e o setor de inovação do mundo inteiro.

Por isso, mantenha-se informado! Tendências apontam novos caminhos a seguir. Fique atento e acompanhe nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Vamos juntos nos adaptar a essa nova realidade. Como está sua rotina?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe