Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-o-rh-tem-evoluido-em-meio-a-transformacao-digital

Como o RH tem evoluído em meio à transformação digital 

Notícia | 26/06/2020

Gabriela Vasconcelos

Com tantas mudanças e avanços tecnológicos, não é raro ver uma determinada área se aperfeiçoando e alterando seus processos. As relações humanas não ficam de fora dessa evolução. As etapas de trabalho têm sido cada vez mais automatizadas e o desenvolvimento das relações também usufrui da tecnologia para ser estabelecido.

Segundo estudo feito pela Harvard Business Review, instituições com boas práticas de recursos humanos são, em média, 51% mais competitivas em relação às demais. Afinal, hoje é muito difícil se destacar no mercado sem usar sistemas modernos. Por isso, 40% das organizações aumentaram o orçamento da categoria, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Grupo Selpe e a A3Data.

A ciência pode ser empregada de diversas maneiras, como:

  • Gestão de benefícios;
  • Controle de férias;
  • Emissão de holerites;
  • Folhas de pagamento. 

"O RH tem o papel fundamental de combinar conhecimento e inovação tecnológica, auxiliando a identificar práticas ineficientes e a acabar com aquelas sem resultados satisfatórios", relata Simony Morais, gerente de Gente e Gestão da Locaweb.

Segundo ela, a maior parte dos canais e recursos utilizados pelo RH e pelos funcionários já são eletrônicos. "A comunicação é feita usando e-mail marketing, blog, wallpaper, Whatsapp, Rocket Chat e Microsoft Teams", explica. Até mesmo os treinamentos de aperfeiçoamento profissional possuem maior interação, com o apoio de ferramentas para estimular o aprendizado e a avaliação das sessões. As metas das áreas também são acompanhadas em um sistema on-line, permitindo o monitoramento constante do desenvolvimento. Isso tudo além das questões cotidianas, como marcação de ponto eletrônico de forma remota.

Processos seletivos tecnológicos

A inserção da tecnologia nos processos de seleção também está em alta. De acordo com o relatório de Tendências Globais de Recrutamento realizado pelo Linkedin, a inteligência artificial foi citada como tendência global. Para Simony Morais, essa adaptação visa alcançar mais eficiência, agilidade, imparcialidade na organização. "Com inteligência artificial, a busca é realizada por uma triagem eletrônica de currículos. Antes das etapas presenciais, utilizamos assessments (avaliação de comportamento e competências) virtuais para otimizar o tempo do recrutador e do candidato", conta a gerente.

Além disso, na Locaweb, é realizada a medição anual do clima organizacional por meio de pesquisas. Como resultado, há a conclusão: a cultura digital gera lideranças melhores, promoção do sentimento de pertencimento, boa comunicação e clima organizacional positivo. "Como uma empresa digital, é intrínseco abordarmos a tecnologia no dia a dia, em todos os nossos processos e programas. O impacto disso nas relações internas torna as ações mais ágeis, contribuindo para a produtividade", finaliza Simony.

Mudança de perfil profissional

Diante dessa transformação, o profissional do ramo precisa estar muito bem preparado. Para Kelly Menezes, consultora de RH, em Brasília (DF), atentar-se a esse detalhe é decisivo para quem lida com gente. “Será necessário entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios mundiais do estabelecimento. Além disso, a repartição vai precisar atuar cada vez mais na geração e interpretação de bases, a fim de facilitar a tomada de decisões”, afirma.  

A chave é usar os métodos e ferramentas para conseguir agregar valor atuando mais engenhosamente. Aqui no Nube valorizamos a tecnologia aliada a competência humana. Aproveite para conhecer as vantagens dos nossos serviços de contratação de estagiários!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete