Muitos estados e cidades do país já anunciaram planos de flexibilização das quarentenas e com isso algumas empresas retornaram suas atividades presenciais. Com os colaboradores se preparando para retornar ao ambiente físico, a experiência de atuar em um escritório ou outro local compartilhado não será a mesma durante algum tempo.

Algumas organizações estão redesenhando seus espaços para assegurar o distanciamento físico e evitar aglomerações. Muitas corporações exigem o uso de máscaras durante toda a jornada ou o posicionamento detrás de telas de acrílico. Outras medidas são ampliar os arranjos de teletrabalho, ou, de acordo com as configurações de cada ambiente, revezar equipes fisicamente presentes em dias ou horários alternados.

Marcelo de Abreu, ceo do BNE, afirma a necessidade de manter alguns profissionais em regime home office, se possível: “muitas empresas adotaram o trabalho a distância como nova modalidade e devem continuar com ela mesmo com a flexibilização do isolamento. Essa prática deve ser levada em consideração, principalmente para os funcionários do grupo de risco da Covid-19.”

Para Viviane Vicente, consultora de comportamento organizacional, esse não é exatamente um momento de retorno e sim de mudança. “Não será como voltar das férias, mas também não será uma alteração como mudar de emprego, por exemplo. Para encontrar o novo caminho do sucesso e da performance, nossos maiores aliados serão o senso de compromisso, a tolerância, empatia e a ética”, afirma.

Por isso, a especialista destaca algumas condutas capazes de ajudar nessa adaptação.

A ameaça ainda existe

Viviane ressalta: a pandemia não está definitivamente controlada, e, portanto, ao retornar a algumas rotinas antigas é importante permanecer atento às orientações das autoridades de saúde e às políticas de cada empresa ou edifício. “Enquanto persistir a recomendação de distanciamento, mantenha a distância de pelo menos um metro entre pessoas, dessa forma, ajudará a evitar o contágio. Não se ofenda se alguém decidir, por exemplo, não entrar no elevador com você. Respeite as regras e a necessidade de cautela de cada um”, aconselha a gestora.

Tenha gentileza

Ainda não chegou o momento de nos aproximarmos fisicamente ou saudações com aperto de mão ou mesmo abraço. Enquanto isso, para cumprimentar os colegas, a consultora sugere um sorriso, a mão sobre o coração e palavras afáveis como sinais de polidez e do prazer em rever alguém. “Usar o telefone com mais frequência para contatar as pessoas, ao invés de confiar exclusivamente em mensagens escritas, ajudará a retomar as relações nesse momento de insegurança e tristeza”, comenta.

Lista de prioridades

Ao retornar ao escritório, crie uma lista de prioridades de acordo com a importância ou urgência de cada um deles. “Cheque o seu histórico de mensagens e e-mails para verificar se alguma solicitação ficou sem resposta nesse período. Sendo o caso, desculpe-se e prepare um retorno educado. Use cautela ao cobrar demandas de outros e suspenda o julgamento até conhecer sua situação específica”, recomenda Viviane.

Tenha comprometimento e empatia

A volta ao ambiente comum pode provocar reações conflitantes. Muitos não se adaptaram à rotina de teletrabalho, outros já eram a favor da ideia ou acabaram se surpreendendo positivamente com a modalidade remota: “ter empatia para compreender as impressões e sentimentos de cada um é importante”, propõe a especialista.

Portanto, se você está voltando para o ambiente presencial, siga as recomendações de saúde e se mantenha informado. Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe