Diante dos novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, uma das principais alternativas encontradas pelas empresas foi a adoção do home office. Entretanto, adaptar a rotina corporativa ao ambiente residencial não é uma tarefa tão simples quanto se imagina. Alguns talentos, pelos mais diversos motivos, podem diminuir o ritmo por conta da transição, seja pela presença dos filhos em casa, pela facilidade de distração ou até a preguiça.

Guilherme Oliveira foi um dos impactados nesse sentido. Ele atua na área administrativa, no Rio de Janeiro e enfrentou desafios para se adaptar. “Eu nunca tinha trabalhado em casa, então foi muito difícil no começo entender a necessidade de separar o descanso do esforço, porque sempre perdia o foco”, comenta.

Para ajudar aqueles ainda enfrentando adversidades em relação a isso, Melina Alves, CEO da DUXcowokers, separou cinco dicas preciosas para ajudar a evitar a queda na produção durante esse período. Veja abaixo quais são elas:

Cultura Empreendedora                                                                        

                                                                                            
É preciso entender: seu chefe também não tem culpa pela situação e ambos devem estar fazendo o melhor diante desse grande desafio. “Apoie-se na transformação digital do negócio, pois muitas soluções já estão no seu dia a dia. Você precisa apenas olhar para elas com olhos de empreendedor”, orienta.

Gestão de tempo                                                                       

                                             
Você vai precisar planejar e adaptar sua rotina do lar com a do escritório. Crie lembretes, estabeleça limites e conecte-se aos seus pares de maneira a também respeitar o horário deles. Pontualidade com os compromissos em grupo é essencial e, em caso de reuniões, é muito importante se preparar antecipadamente, de forma que elas sejam mais assertivas e focadas nas decisões relevantes aos participantes.

Ferramentas                                                                       

                                                                                            
Conheça e sempre busque novos recursos de trabalho para usar com os clientes e colaboradores de modo a melhorar a experiência de interação remota. Instale-as antes de seus compromissos e treine para não se atrasar nos encontros ou projetos por conta da adaptação.

Segurança da informação                                                                       

                                             
As informações da corporação onde você atua são sigilosas, assim como as dos clientes. Privilegie o bom senso e não coloque em risco a sua carreira ou a companhia nessa circunstância. Estamos vivendo um cenário de crise e qualquer novo impacto econômico pode colocar em jogo o trabalho de muitos. Para isso, vale checar a validade dos links compartilhados como uma forma de evitar riscos à segurança dos dados.


Adquira conhecimento                                                                       

                                             
É uma situação difícil, mas atravessaremos com muita colaboração. Empreendimentos  pequenos e profissionais autônomos podem usufruir do período de reclusão para se capacitar e fazer cursos. Aproveite para vencer o vírus e sua carreira em tempos de digitalização avançada.

Entenda mais vantagens e estratégias para um bom trabalho remoto. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe