Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
8-iniciativas-para-engajar-os-colaboradores-em-quarentena

8 iniciativas para engajar os colaboradores em quarentena 

Notícia | 24/06/2020

Gabriela Vasconcelos

O home office foi a solução ideal encontrada pelas empresas para manter as atividades em momentos de distanciamento social. Mesmo com a reabertura gradual nos negócios em algumas cidades, a modalidade ainda permanece como uma opção para os colaboradores. Um dos desafios é planejar ações de engajamento a distância. Por isso, veja as dicas!

“Nem sempre você vai conseguir levar a mesma experiência para quem está no escritório e para quem está fisicamente distante, mas você pode sempre adaptar a ação para conseguir atender aos dois públicos, mesmo de formas diferentes”, afirma Rhayana Souza, analista de endomarketing e employer branding da Olist, sediada em Curitiba (PR). 

Abaixo, ela relata 8 ações para aplicar na sua organização:

  1. Reconhecimento de pares on-line

Temos uma prática na qual os colaboradores entregam cards aos colegas com uma mensagem personalizada para reconhecer alguma atitude relacionada a um dos nossos valores. Antes da quarentena, esses cartões só existiam na versão impressa, mas agora também estão disponíveis no modelo digital. 

  1. Rodas de conversa

Promover encontros on-line é um ótimo jeito de manter o time engajado. No período de distanciamento, já realizamos três talks, com os temas saúde mental e ansiedade, motivação, e uma mesa-redonda sobre as vantagens e as dificuldades dessa fase, com dicas práticas de como lidar melhor com o trabalho home office. As reuniões não precisam se limitar a temas relacionados à pandemia. Já fizemos conversas sobre diversidade, por exemplo.

  1. Pílulas de conhecimento

Nosso time de RH reuniu uma série de conteúdos para compartilhar com a galera no Slack, a principal ferramenta de comunicação interna. São postadas duas "pílulas" por semana, sempre na segunda e na sexta de manhã. Elas trazem dicas de cursos on-line e gratuitos, atividades para fazer com os filhos, vídeos para relaxar etc.

  1. Nossos valores traduzidos em conteúdos

Uma vez por semana, publicamos no Slack um dos nossos seis valores com indicações de filmes, livros, vídeos etc. relacionados ao valor em questão. Exemplo: Somos um só time - Filme: A fuga das galinhas; Livro: 17 Princípios do trabalho em equipe - John C. Maxwell; Vídeo: How to turn a group of strangers into a team.

  1. Atividades off work

Incentivamos os times a realizarem constantemente atividades off work. Isso inclui um café da manhã ou um happy hour remoto para descontrair (não vale falar de trabalho), jogar stop on-line, combinar um dia para se vestir conforme um tema escolhido, fazer alongamento em grupo e até mesmo aula de dança, entre várias outras dinâmicas.

  1. Vídeos engraçados

Com tantas mensagens recebidas no Slack, começamos a gravar vídeos curtos e engraçados para impactar a equipe de um jeito criativo. Já criamos produções sobre ergonomia no home office e a importância de manter uma rotina matinal antes de iniciar o trabalho em casa.

  1. Datas comemorativas

Ficar de olho no calendário é uma ótima dica para promover ações de engajamento. No Dia das Mães enviamos um presente com uma mensagem especial para a casa de cada uma das mães da empresa e elas também ganharam um day off. No Dia de Star Wars fizemos um desafio para as pessoas compartilharem fotos as quais representassem sua paixão pela série de filmes e divulgamos o conteúdo em nossas redes sociais.

  1. Ações solidárias

Fizemos duas campanhas solidárias para ajudar quem mais precisa nesse momento. A primeira foi a venda de camisetas com a mensagem #SupportYourLocalBusiness, na qual revertemos o lucro das vendas para uma instituição de Curitiba (PR). Também participamos com outras nove startups da capital paranaense da campanha #AjudeDeCasa, a qual busca arrecadar dinheiro para reverter em compra de alimentos e itens de higiene para instituições da cidade.

“Seja no escritório ou em casa, as ações de engajamento da sua empresa devem continuar - e você nem precisa de verba para fazer a maior parte delas. Descubra os gostos do seu time e pense nas soluções mais adequadas ao seu público. Se possível, relacione as ações com os valores da sua empresa, isso facilita na hora de planejar e também na compreensão da ação por parte dos colaboradores”, finaliza Rhayana.

Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete