Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-se-considera-um-profissional-resiliente

Você se considera um profissional resiliente? 

Notícia | 23/06/2020

Lays Emily

Nos últimos anos, a palavra resiliência tem sido uma das mais usadas e um conceito essencial para o mundo corporativo. O termo vem do latim resilire, significado para “retornar”. Atualmente, está fortemente associada à capacidade de cada indivíduo em lidar com seus próprios problemas e de ressignificar momentos difíceis. Com a pandemia do Covid-19, a habilidade se tornou ainda mais importante.    

Para Flora Victoria, mestre em psicologia positiva pela Universidade da Pensilvânia, quem administra as emoções mais facilmente, consegue superar as dificuldades de forma rápida e obtém harmonia e equilíbrio na vida.    

Para Juliana Caramelo, diretora de operações e novos negócios da LVBA Comunicação, posturas empáticas, compreensivas e gentis, entre gestores, colaboradores e clientes será o diferencial para o futuro dos negócios. “Antes de implementar qualquer estratégia digital, é preciso investir em uma mudança cultural dentro da organização”, ressalta.   

Para a especialista, muitas das ações agora serão implementadas na base da tentativa e erro, mas muitas soluções criativas e inovadoras também podem surgir em meio ao caos. “Não deixe a crise roubar sua criatividade, aprenda a utilizá-la a seu favor”, sugere Juliana.  

Para adotar um comportamento organizacional resiliente, a especialista destaca algumas orientações.   

Saia da zona de conforto     
   

Será primordial pensar fora da caixa e adotar novos formatos de venda. Além de oferecer serviços inovadores. “Independentemente do atual cenário, a experiência vivida fará a sociedade adquirir novos hábitos e comportamentos capazes de mudar a forma como pensamos as empresas e os negócios”, ressalta a diretora.

Engajamento

Para a especialista, uma das soluções é apostar nos colaboradores e em uma perspectiva mais positiva. “Engaje seus funcionários, ouça os seus consumidores e convide todos a pensarem em como ser resilientes nesse momento. Uso como exemplo o livro Poliana, de Eleanor Hodgman. Quando a obra foi escrita, em 1913, a ciência ainda não conhecia os efeitos positivos do otimismo na saúde física e mental das pessoas. Naquele período, muitos julgaram a personagem como alguém dotada de um esperança cega. A essa crítica, Eleanor teria respondido: nunca acreditei na negação do mal, da dor e do desconforto, apenas pensei ser muito melhor saudar o desconhecido com alegria”, ilustra Juliana.

A psicóloga Flora concorda com a importância do otimismo para a formação dos profissionais: “existem diversas formas de se trabalhar e ampliar essa habilidade, uma delas é identificando quais são os impedimentos dificultando o seu sucesso. Questione suas crenças limitantes e compreenda: os problemas do momento são temporários. Uma perspectiva mais esperançosa fará você se sentir mais forte”, aconselha.

Além disso, a especialista apresenta alguns dos principais atributos dos colaboradores resilientes: “são as pessoas capazes de promover mudanças para atingir suas metas e das empresas, possuem capacidade de tomarem decisões de forma rápida, costumam usar o bom humor e confiam em si mesmos. O futuro exige funcionários com a facilidade para solucionar conflitos e com aptidão para desenvolver suas experiências de vida. Desenvolver esse tipo de comportamento ajuda nos relacionamentos, no trabalho e na vida em geral”, finaliza Flora.         

Portanto, se você deseja ser um profissional bem sucedido, busque sua força interior e aprimore sua capacidade de ir além. Conte com o Nube para isso!       

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete