Com os avanços do Covid-19 no Brasil, a quarentena tornou-se uma das medidas para a prevenção e o controle do vírus. Nesse cenário, o home office é uma das principais alternativas para as organizações garantirem a saúde de seus times enquanto desenvolvem suas atividades. Essa solução funciona muito bem nas startups. Afinal, com o auxílio de tecnologias, elas conseguem continuar os seus trabalhos, mesmo com a equipe a distância.

No entanto, afinal de contas, como garantir a continuidade do bom relacionamento entre os integrantes da área, investidores e clientes, mesmo com as atividades sendo realizadas de casa? Para Jean Leite, gestor de RH, organizações são feitas por indivíduos e eles agem visando o interesse dos diretores. “A consequência das falhas comunicativas acarreta conflitos os quais impactam o desempenho pessoal e a produtividade profissional, colocando a empresa em risco”, ressalta o especialista.

Prática das empresas

Portanto, a comunicação assertiva é a resposta, segundo Lucas de Lima e Mário Delara, cofundadores da Caravela Capital, fundo de investimento de venture capital, sediada em Curitiba (PR). "Neste momento de incerteza geral, é importante estar ainda mais próximo dos colaboradores e dos clientes", afirma Lima. Para isso, os gestores devem criar planos para manter a produtividade alta, mesmo com a distância.

Para manter o diálogo e a produtividade, a companhia faz reuniões no início e final do dia. Isso permite a todos ficarem sabendo sobre as ações dos colegas e também se ajudar. Além disso, há conexão o dia inteiro, no período de trabalho, pelo aplicativo Slack. O cronograma de análise de empresas continua e as reuniões com empreendedores, ao invés de presenciais, estão sendo on-line. Os executivos resumem suas principais dicas para manter uma comunicação assertiva. Confira:

Comunicação com o time

É fundamental para garantir uma sensação de segurança a todo o time nesse momento de incerteza, além de auxiliar as pessoas a priorizar as tarefas a serem executadas e manter a produtividade alta. Para isso, os gestores devem deixar claro quais são as metas e os resultados esperados para serem atendidos nos próximos dias de quarentena. A interlocução deve ser clara e objetiva.

Além disso, as corporações precisam fornecer as ferramentas necessárias para o cumprimento de tais desafios. Alguns sites e apps úteis neste momento são: Slack, #matrix, Remo, Pipefy e Toggl Plan, por exemplo.

Comunicação com os clientes

É importante se aproximar dos clientes neste momento, sentir o clima e as suas inseguranças. Como esse é um momento de cortar muitos gastos, eles podem pensar em cancelar contratos. É relevante ficar de olho e já pensar em soluções para caso isso aconteça. A equipe de sucesso do consumidor só saberá como pode ajudá-lo neste momento se estiver perto dele, mantendo uma boa troca de mensagens.

Comunicação com investidores

"Como eles, o nosso objetivo é ajudar os empreendedores em todo o possível neste período de COVID-19", conta Delara. Para isso, é fundamental a informação por parte dos CEOs aos seus investidores quais são os principais desafios enfrentados neste momento.

Juntos, empresários e aplicadores de capital podem chegar a soluções melhores para os desafios de vendas, revisão de metas e planos para futuras rodadas de investimento.

Dicas

Quer saber mais sobre gestão em home officeEntão, fique sempre de olho aqui no blog, pois publicamos novos conteúdos diariamente. Conte com o Nube e boa sorte!

Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe