Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-da-confianca-para-uma-boa-gestao

A importância da confiança para uma boa gestão 

Notícia | 22/06/2020

Lays Emily

Uma das características mais importantes para reconhecer um bom líder é o sentimento de confiança gerado em sua equipe. Isso, porque quando os colaboradores notam segurança nas decisões de seu gestor, tendem a segui-lo e o tornarem uma fonte de inspiração. Diante da importância desse atributo, surge a necessidade de desenvolvê-lo frente aos desafios da liderança.

Para Eduardo Shinyashiki, palestrante internacional, o tema é fundamental na vida de todos em diferentes níveis, porém se faz ainda indispensável no mundo corporativo. “No âmbito profissional, por exemplo, o quanto mais confiar em seu grupo, mais saberá delegar atividades a ele, tirando assim a sua sobrecarga. Ou seja, cria-se também um ambiente corporativo mais confortável, além disso, saber inspirar é uma das estratégias de sucesso mais importantes no trabalho”, afirma.

Porém, como você pode demonstrar confiança para as pessoas, para os funcionários e clientes? O especialista destaca algumas orientações.

Tudo começa por você

Para Shinyashiki, a criação desse vínculo parte do indivíduo, ou seja, a pessoa deverá ter o objetivo de construir essa relação com os outros e não esperar o contrário. “O líder, por exemplo, precisa ser proativo, criar empatia e essa ponte para se conectar com os colaboradores. Dessa forma, começa a gerar segurança nas decisões e confiabilidade em suas atitudes. Assim também, desenvolve engajamento, motivação e alta performance a longo prazo”, menciona.

Confiança gera felicidade

A neurociência já confirma o quanto as competências socioemocionais constroem credibilidade nas corporações, permitindo uma atmosfera mais motivada e produtiva. De acordo com um estudo da Horizons Workforce Consulting, os profissionais com altos níveis de satisfação são mais propensos a ajudar os outros e são mais cooperativos. “Hoje em dia já é possível perceber a importância dessa habilidade. A confiança entre as pessoas no ambiente de trabalho permite ao funcionário se sentir mais feliz, realizado e orgulhoso”, sugere o palestrante.    

Reconheça os êxitos    

Paul J. Zak, a partir da sua pesquisa nomeada “Neurociência da Confiança” ressalta como o reconhecimento e a comunicação entre gestores e colegas é fundamental para o crescimento da instituição. “No estudo, 40% dos entrevistados reportaram não conhecer as estratégias, métodos e objetivos de suas empresas e isso leva a criar condições de estresse e a posturas inadequadas, seja individualmente ou em equipe. A lealdade corporativa se constrói aos poucos. É um recurso capaz de ser fortalecido com o tempo, com atitudes, ações e com o comprometimento em tecer relações éticas, coerentes e transparentes”, aconselha Shinyashiki.   

Atual cenário         

Os líderes já vinham passando por mudanças profundas nos últimos anos, porém, para Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, o atual cenário exige ainda mais empatia e aproximação com os times. “O primeiro passo é reconhecer seu quadro de talentos e saber os pontos forte de cada membro. Por isso é tão importante esse levantamento. Proatividade, antecipação de diferentes cenários e uma visão 360º também são requisitos imprescindíveis. Os diretores com esse olhar conseguirão contribuir para uma transformação mais ágil e assertiva”, comenta Lira.    

E você, tem inspirado confiança em seus colaboradores? Para gerar ainda mais engajamento e comprometimento, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube! Leia também “O que se espera dos líderes?”           

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete