Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-home-office-e-o-melhor-para-o-meio-ambiente

O home office é o melhor para o meio ambiente? 

Notícia | 19/06/2020

Giovanna Cavalli

Estamos passando por uma situação não mais tão nova. O Brasil está a cerca de três meses de quarentena tentando evitar a propagação do Covid-19. Com isso, a maioria dos negócios considerados não-essenciais tiveram de tomar medidas como aderir ao on-line e levar a corporação para trabalhar de casa.

O impacto do novo normal

Para a gestora de carreira e CEO da Outliers Careers e IPCoaching, Madalena Feliciano, para quem nunca trabalhou em casa, a adaptação pode ser mais difícil. “O home office exige disciplina e bastante força psicológica, pois problemas como isolamento e sobrecarga emocional ocorrem facilmente durante essa nova rotina”, explica.

Além disso, uma questão importante foi lembrada e levantou pautas sobre, no dia Internacional do Meio Ambiente, este mês. Então, a LogMeIn divulgou os resultados de sua pesquisa “Trabalhadores Ecologicamente Conscientes” encomendada pelo GoTo by LogMeIn e conduzida pela OnePoll. Ela foi realizada nas últimas três semanas de março com mais de 2250 participantes.

O levantamento mapeou os hábitos dos trabalhadores de escritório em todo o mundo, incluindo o Brasil. Para 77% dos brasileiros, o trabalho em casa ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes, diminuindo, assim, o impacto ambiental produzido.

É interessante observar esse número, como ressalta a head de marketing para a LogMeIn na América Latina, Vanessa D'Angelo. "Na LogMeIn, trabalhamos para tornar a implementação do trabalho remoto cada vez mais fácil e acessível. Dessa forma, empresas de todos os tamanhos poderão repensar repercussão no ambiente e melhorar a qualidade de vida de seu time sem perder a produtividade".

Nesse sentido, vale analisar: no deslocamento até o escritório, os colaboradores gastam, em média, 50,32 horas por dia no trânsito. Sendo, 27,1% em transporte público ou 66,67% , a maioria deles de carro. Por isso, para 88,4% dos brasileiros, esse cenário os deixam frequentemente preocupados em relação ao efeito causado no ecossistema. Além do mais, 49,2% dizem até se sentir culpados por conta disso.

Além da consciência social

Ou seja, a atuação remota além de ajudar quesito ambiental também é solução para diversos outros desafios do dia a dia dos brasileiros. Inclusive, a possibilidade de adotar uma agenda mais flexível (76,80%), economia de dinheiro com transporte e cuidados das crianças (44%) bem como, a melhor qualidade de vida e felicidade (54%) e, até, aumento na produtividade (56,8%), ainda segundo o estudo.

Contudo, muitas vezes, o conforto e a maleabilidade de se laborar do próprio lar podem ser um empecilho para um profissional conseguir ser proveitoso. Além, é claro, das distrações comuns com a família, crianças, pets ou até alguém tocando a campainha. Então, “respeitar a si mesmo e dar seu melhor durante a jornada operacional são atitudes complementares. É preciso encontrar o equilíbrio entre a rendimento e os seus limites”, finaliza Madalena.

Por isso, cumpra seu horário como se estivesse na instituição e procure se arrumar antes do serviço. Além disso, respeite as pausas e sempre comunique seus horários para quem mora contigo. Afinal, o on e off em casa quem decide é você. Logo, cuide da sua saúde mental e vá somente até onde seu corpo permite.

Portanto, mantenha o equilíbrio e não se torne um workaholic! Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de especialistas de diferentes áreas. Então, adapte-se a essa nova realidade com o Nube. Estamos juntos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe