Com a quarentena orientada pelos órgãos de saúde, muitas empresas estão operando via home office. Esse cenário levanta a reflexão sobre uma série de questões do mundo corporativo, além de demandar uma reorganização dos colaboradores. Na nova realidade, em um único local estão tarefas de casa, ofício e maternidade/paternidade para quem respeita o distanciamento social. Entretanto, como fica a divisão de atividades e a saúde mental

Ansiedade, estresse, angústia e a incerteza do futuro podem ser um desafio. Para ajudar,  práticas como o mindfulness, a qual ensina a atenção plena, são úteis para transcender esse período e ter sucesso nas diferentes atividades. De acordo com Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness, do Rio de Janeiro (RJ), a prática é um estilo de vida e pode auxiliar em várias frentes, inclusive na profissional.

“Entre os benefícios estão melhorar foco, produtividade e memória. Quando estamos inteiramente presentes no trabalho, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores”, reforça a especialista. Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois o indivíduo não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa. É benéfico para o colaborador em si e para a empresa também.

“Com a ação, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas, melhorando a comunicação por meio da escuta ativa, evitando ruídos, e também o labor em equipe, pois as pessoas não descontam suas frustrações nas outras”, explica Luiza. Exercícios simples feitos em poucos minutos já dão início na mudança do cérebro por meio da neuroplasticidade, proporcionando as vantagens da prática. 

“Se você é destra, procure segurar o copo ou a caneca com a mão esquerda. Se na sua casa todos tem um lugar cativo na mesa de jantar, proponha uma troca e tente sentar em um local diferente a cada refeição. Apesar de simples, essas atitudes exercitam o cérebro ”, ensina Luiza. A seguir, ela deixa dicas para reduzir estresse e ansiedade, aumentar foco, produtividade, sensação de bem estar, trabalho em equipe e saúde. Veja:

1 - Pausas conscientes: pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração.

2 - Uso racional dos eletrônicos: estabeleça horários para olhar e-mails ou celular.

3 - Início, meio e fim das atividades: não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais produtivo fazer cada tarefa com atenção plena.

4 - Escuta atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de diálogo.

5 - Mindful Eating: não faça refeições trabalhando. Quando estiver se alimentando, apenas coma. Desfrute desse momento tão saboroso.

6 - Pratique meditação: a prática regular, mesmo apenas alguns minutos por dia, muda seu cérebro e traz os benefícios da prática. Tire esse tempo pra você.  

Portanto, vale a pena seguir as dicas, a fim de otimizar sua jornada, por exemplo. Focar em uma atividade é uma maneira próspera de concluí-la mais rapidamente. “A competência é estimada pelas empresas, pois trabalhadores capazes de organizar sua rotina são mais produtivos e concentrados em afazeres agregadores de valor. Isso influencia diretamente na entrega de resultados e alcance dos objetivos esperados”, explica Luisa Queiroz, analista de RH.

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