Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-preparar-para-processos-seletivos-durante-a-pandemia

Como se preparar para processos seletivos durante a pandemia 

Notícia | 17/06/2020

Lays Emily

Com o isolamento imposto, a maioria das pessoas enfrenta o desafio de se recolocar ou mesmo obter a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, um currículo bem feito e um bom preparo para entrevistas, mesmo a distância, é muito importante.

Para Claudia Deris, gestora de carreira, o momento exige dar ainda mais valor para as cartas de apresentação e levantamento de experiências. ”Infelizmente, estamos vivendo uma fase jamais imaginada. Um currículo bem feito hoje, está valendo ouro. É a maneira de representar o trabalhador e pode ser o ponto de decisão entre ser convocado para uma entrevista ou não”, ressalta.

Pensando em te auxiliar a preparar um CV adequado, a especialista destaca algumas orientações.

Organize-se

É difícil manter o ânimo e a disposição em um cenário com tantas incertezas, porém Claudia sugere separar algumas horas para organizar e levantar dados e informações sobre sua experiência profissional. “Aproveite para rever todos os cursos já feitos, sua vivência e trajetória”, explica a gestora.

Além disso, para ela, a maior carência dos candidatos ao elaborarem um currículo está justamente na dificuldade em como falar sobre si mesmo. “Sempre vejo pessoas caprichosas, dedicadas e talentosas perderem oportunidades pelo simples fato de não saberem se expressar na hora de escrever um texto sobre seus feitos ou não considerarem importante seus êxitos”, aconselha Claudia.

Sendo assim, a especialista recomenda: “pare, pense e reveja todos os passos dados em sua jornada. Afinal, é a primeira etapa para deslanchar em sua vida profissional. Essa ferramenta precisa advogar a seu favor e não te sabotar e camuflar todas as suas qualidades”, finaliza a gestora.

Networking On-line

Uma das formas de se destacar é por meio do networking, ou seja, criar e ampliar a sua rede de contatos no mundo corporativo. É uma ferramenta capaz de viabilizar relações e trocas profissionais positivas. Para o executivo e professor, Uranio Bonoldi, a tecnologia está a seu favor para a prática. “Os eventos serão cancelados por um tempo, portanto, procure profissionais de sua admiração por meio digital e marque presença em encontros virtuais. Busque grupos para participar no Facebook e Linkedin. Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de opções para todas as carreiras. Participe da conversa, poste, comente e fique visível. Não deixe de publicar artigos relevantes e discutir sobre tópicos capazes de demonstrar seus conhecimentos”, ressalta.

Entrevistas a distância

Agora muitas entrevistas de emprego estão sendo feitas por telefone e vídeo. Pode ser mais desafiador, porém, o especialista recomenda praticar suas respostas e adotar uma postura adequada. “Apresente-se, considere sua roupa e o cenário de fundo. Não se distraia, ouça com atenção e faça uma pausa quando responder. Dê ao ouvinte espaço para compreender suas explicações. Treine com alguém de sua confiança ou grave a si mesmo e avalie seu desempenho para torná-lo melhor”, propõe Bonoldi.

Reúna informações da empresa

Além disso, para se preparar adequadamente, uma das indicações é fazer pesquisas sobre as empresas de interesse. “Observe como a liderança de instituições nas quais você deseja trabalhar lida com essa crise e trata seus funcionários por meio das mídias sociais e qualquer outra cobertura. Quando você tiver a chance de ser entrevistado, demonstrará entender as preocupações e os desafios daquela corporação. Mencione ter lido ou escutado essas informações e use seu conhecimento para sugerir como poderia ajudar a companhia a atingir seus objetivos caso seja contratado”, orienta o professor.

Quer mais dicas de como se preparar para processos seletivos? O Nube disponibiliza o curso gratuito "Tenha sucesso em Processos Seletivos." Por meio de dicas assertivas e exercícios teóricos, você aprenderá a enfrentar esse desafio sem medos. Além disso, vale certificado. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete