Com o isolamento social, a seleção on-line está cada vez mais comum. A Internet acaba sendo uma forte aliada na hora de conseguir o tão sonhado emprego ou estágio. Além de uma ferramenta de envio de currículos e buscas de vagas, a partir dela também é possível fazer a própria entrevista para o cargo almejado.

Algumas empresas, vendo o atual momento, começaram a optar por questionar seus candidatos por meio de plataformas de videoconferência. A estratégia, além de economizar tempo e custos, acaba por facilitar a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo.

Como funciona a entrevista remota?

O procedimento é feito de maneira remota e segura. Assim, o candidato pode realizar de casa ou de onde estiver, basta possuir um smartphone, tablet ou computador com câmera e acesso à rede. O conteúdo fica salvo e disponível para o selecionador avaliar.

Marina Fernandes, acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já participou desse tipo de seleção e vê benefícios. “Para mim foi ótimo porque eu estava desempregada há um tempo e não tinha mais condições de ficar pagando transporte para ir até as corporações. É muito bom para ajudar os participantes”, afirma. 

Para as instituições, um ponto positivo é a redução de custo. Afinal, com a vídeo entrevista, não há necessidade de tantas chamadas telefônicas, impressão de currículos ou a disponibilização de espaço e recursos para fazer um processo presencial.

Como participar da vídeo entrevista?

Segundo pesquisa do Nube, realizada com mais de 49 mil pessoas, 65,70% dos jovens nunca participaram de uma reunião avaliativa remota. Em tempos de quarentena, essa realidade deve mudar. Assim, mesmo quem nunca teve a experiência precisa se preparar a fim de aumentar suas chances de conquistar uma vaga.  

“Uma ótima dica é ter tecnologia e equipamentos adequados. Certifique-se de bloquear interrupções ao encontro virtual. É importante ter uma boa conexão com a Internet e equipamentos com a bateria em dia”, explicou a analista de carreiras da Faculdade UNINASSAU Natal (RN), Lorena Bezerra.

Segundo ela, é de extrema importância montar um bom “cenário” e escolher um local com boa iluminação. Lorena explica ainda: na hora de se vestir, opte por usar roupas adequadas, como se o encontro fosse presencial, e lembre de não exagerar na maquiagem. Mantenha a calma e concentre-se, você precisa responder às perguntas do recrutador com clareza.

É fundamental praticar

Por fim, a dica mais preciosa: pratique. “Simular a entrevista antes mesmo de ela acontecer pode te ajudar. Afinal, enquanto você pratica, testa os equipamentos, a luz e cria mais segurança para responder ao recrutador”, orientou a analista.

Faça também o curso gratuito “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”. Ele busca facilitar sua entrada no mercado de trabalho por meio de dicas assertivas e exercícios teóricos. Com ele, você aprenderá a enfrentar esse desafio sem medos e melhor, podendo conquistar a oportunidade de seu interesse. Ainda vale certificado de cinco horas complementares.

Mais dicas sobre mercado de trabalho

Quer ver mais dicas sobre a participação em entrevistas e processos seletivos? Então, fique sempre de olho nas atualizações aqui do blog. Diariamente publicamos novos conteúdos visando o crescimento profissional e pessoal de nossos leitores. Nosso objetivo é ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga. Vale a pena se preparar, pois 67% das empresas pretendem retomar as contratações congeladas!

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe