O futuro do universo corporativo é sempre um tópico em pauta nas mais diversas áreas de atuação, afinal, com o advento da tecnologia, os cenários estão se tornando cada vez mais automatizados. Se preparar para essas tendências é fundamental, tanto para quem está em cargos de gerência, quanto para quem está atrás de uma oportunidade.

O universo digital irá ocupar ainda mais o ambiente organizacional

Segundo um estudo promovido pelo Gartner, a Inteligência Artificial (IA), bem como os chatbots e assistentes virtuais poderão substituir cerca quase 70% da força trabalhista em cargos de gestão até 2024. Desse modo, segundo Rogério Borili, vice-presidente de tecnologia da Become, os líderes de recursos humanos deverão atuar em parceria com as equipes de TI para automatizar os fluxos das atividades exercidas por esses colaboradores. De acordo com o mesmo estudo, apenas 9% dos gerentes de RH atuam em empresas preparadas para esse cenário. “Essas chefias precisarão encontrar outras maneiras de avaliar os funcionários sem considerar as tarefas realizadas pelas máquinas. As companhias, igualmente, deverão implementar treinamentos ao vivo para aperfeiçoar as competências de suas staffs”, explica Borili.

O nicho mais impactado nessa transformação

O instituto também apontou: quem gerencia o setor de Infraestrutura e Operações deve repensar as estratégias a partir de 2020 e reorientar os times para incumbências as quais exigem maior interação humana. O objetivo é elevar a escalabilidade dos negócios e atentar às novas demandas dos consumidores. “Essas tendências se aplicam a todos os mercados, mas no setor financeiro, os impactos devem ser maiores, devido ao excesso de obrigações repetitivas e burocráticas. Isso sem contar a grande quantidade de documentos e códigos os quais podem ser analisados e processados de forma mais ágil e eficiente com o uso da computação”, defende o especialista.

Ainda segundo Borili, o Machine Learning e a IA terão destaque. “Esses recursos não só reduzem a demanda de criação de interfaces para obter e examinar dados, como também eliminam a necessidade de recriá-las devido a mudanças no sistema legal ou nos processos corporativos”, garante. “A documentação fiscal, por exemplo, é muito grande e requer uma série de controles. Com a robotização, é possível criar rotinas automáticas de armazenamento e atualização”.

Estagiários estão antenados

Júlio Tavares estuda na área da computação na Faculdade Estácio, em Brasília. Na instituição onde estagia, a implementação de novos recursos acontece com certa frequência. “Meus colegas e eu temos como principal função ponderar possibilidades e soluções para aplicar na rotina de todos os setores”, comenta. Para ele, isso garante maiores chances de sucesso da entidade para os próximos anos.

Menos tempo e esforço envolvidos

Esse tipo de recurso pode trazer diversos ganhos. “Além de tornar o processo mais rápido e menos passível de erros, é uma solução bastante eficiente para momentos de pandemia mundial. Outra vantagem se dá pelo fato das equipes se manterem focadas na estratégia do negócio, para analisar possíveis novos ganhos provenientes de incentivos fiscais, mesmo em tempos difíceis”, diz. Nesse sentido, a criatividade é a chave para não competir, mas sim ocupar o mesmo espaço das máquinas.

Companhias e indivíduos devem se preparar

Embora essa discussão muitas vezes se volte para o fim de determinados postos, é importante ressaltar outras funções a serem criadas criadas com a expansão da tecnologia. “Dito isso, cabe aos empreendimentos e aos profissionais descobrirem novas oportunidades dentro de seus ramos, principalmente àqueles com maior interação humana, para ampliarem suas possibilidades e se manterem essenciais no negócio. A tecnologia é uma realidade e não apenas uma tendência, por isso é inevitável. Utilizá-la ao nosso favor ao invés de estabelecer uma relação de concorrência é fundamental, tanto em épocas de estabilidade econômica, quanto em tempos de caos”, conclui.

Portanto, se manter informado é crucial para se tornar um diferencial. Conheça os requisitos essenciais para o futuro e conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe