Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-fica-o-humor-na-quarentena

Como fica o humor na quarentena? 

Notícia | 15/06/2020

Giovanna Cavalli

Se em dias comuns, sem motivo aparente, acordamos de mau humor, imagine neste isolamento social? Nem é preciso citar as inúmeras razões. A questão é: como encarar mais um dia de quarentena sem deixar as emoções atrapalharem as tarefas? Vamos juntos desvendar esse assunto!

A chave para o equilíbrio

Manter a saúde mental durante o período de distanciamento é tão importante quanto tomar as precauções para evitar o contágio do Coronavírus. Em vista disso, a psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, Flávia Teixeira, deu algumas dicas para lidar com o estado emocional no cenário atual:

Não tome decisões de cabeça quente - bons pareceres são aquelas construídas considerando os prós e contras de cada contexto. Em geral, são maduras e vão se confirmando ao longo do tempo. Por isso, evite tomar decisões quando o lado racional não estiver no seu melhor modo.

Repense seus julgamentos - “nos maus dias, há uma inclinação a ver o ‘copo meio vazio’ ou olhar o mundo com lentes embaçadas. Ou seja, nossa percepção é muito influenciada pelo estado emotivo do instante”, explica Flávia. Logo, o mau humor é capaz de deixar os julgamentos mais duros consigo mesmo e com os outros. Aliás, não se julgue, mas procure entender o causador do incômodo ou irritação. Se possível, deixe para fazer uma nova avaliação em um dia melhor.

Não consegue se segurar? Fortaleça o isolamento - nos tempos de “pavio curto” pense três vezes antes de emitir opiniões, principalmente se for em resposta a algo discordante. Se o temperamento estiver a ponto de sequer conseguir disfarçar, saia de cena, acalme-se e depois retorne aos afazeres.

Escolha atividades prazerosas - se possível, opte por um roteiro sem mais motivos para se irritar. Não está a fim cozinhar? Peça um delivery. Foque em algo capaz de recuperar o seu bem-estar.

Por essas razões, muitas organizações estão investindo em terapia on-line para dar suporte a seus colaboradores. Afinal, a boa disposição dele impacta direta e indiretamente a experiência do consumidor com a companhia. Por isso, os gestores devem estar atentos para garantir a satisfação e o bem-estar do staff para evitar perda de talentos e resultados.

Segundo a coordenadora da equipe de telepsicologia da Conexa Saúde e psicóloga responsável pela Zero Barreiras, Christiane Valle, em 17 de março deste ano, seu time era formado por 54 profissionais. Em 16 de abril, o grupo já tinha ultrapassado o dobro do tamanho, com 115 psicólogos e continua crescendo.

Nos últimos anos, a depressão aumentou 18% no mundo e 5,8% no Brasil. Sendo 9,3% dos brasileiros apresentando distúrbios de ansiedade, conforme a OMS - Organização Mundial da Saúde. "Já tínhamos um cenário preocupante o qual foi acirrado com o Covid-19. Com isso, a depressão e medo estão presentes no dia a dia das pessoas, entre outros motivos, pelo desemprego, estresse, condições do ambiente de trabalho, incertezas com o futuro. Ou seja, tudo isso foi agravado na quarentena", comenta Christiane.

A terapia em questão pode auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional, uma habilidade muito solicitada pelo mercado. Trata-se da capacidade de conviver de maneira equilibrada, logo, um clima social saudável para o empreendimento. Independentemente de forma virtual ou presencial.

Portanto, o equilíbrio intelectual é a chave para o sucesso da carreira ou instituição. Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diversos especialistas. Então, mantenha o bom humor na quarentena com o Nube. Vamos passar por isso juntos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete