Em meio à pandemia mundial de Covid-19, a tecnologia tem sido a grande aliada para contornar os impactos impostos pela quarentena. Principalmente na área da educação, as plataformas de Ensino a Distância (EAD) se tornaram o principal meio de manter as aulas de diversas escolas e faculdades, além de proporcionar novos conhecimentos.

Segundo relatório da Udemy, as pessoas estão recorrendo ao aprendizado on-line para melhorar habilidades, ocupar o tempo livre e aumentar a produtividade. O relatório mostra aumentos significativos na demanda global da plataforma de cursos durante o distanciamento social, enquanto o trabalho remoto se torna o novo normal:

  • Aumento de 425% nas matrículas de usuários
  • Aumento de 55% na criação de capacitações por instrutores
  • Aumento de 80% no uso por parte de empresas e governos 

Enquanto isso, Gustavo Henrique de Almeida, sócio e fundador da Sistema Faculdade, uma ferramenta de ensino a distância, viu a demanda pela empresa aumentar em mais de 100% com o distanciamento social. “Atualmente, as plataformas digitais se tornaram itens indispensáveis. Além da facilidade em acessar o conteúdo em qualquer momento e lugar, com a crise de saúde pública, essa se tornou a melhor forma de continuar investindo no aprendizado e, principalmente, de impedir a vida de parar por completo”, diz.

Uma das principais vantagens do EAD também tem sido a chance de evitar o colapso. “Existem dois lados: pessoas buscando o saber para aprenderem mais e investidores procurando formas de aderirem a um novo modelo de negócio. Ambos podem ser beneficiados pela modalidade, pois esse é um universo com inúmeras possibilidades”, ressalta.

Qualificação como diferencial

Estar mais preparado garante maiores chances de conseguir um emprego formal, principalmente em momentos de baixo desempenho econômico. Afinal, as corporações procuram pessoas cada vez mais competentes. Para uma promoção, além dos resultados entregues, a formação é um dos critérios de escolha. 

Na visão de Ana Barcelos, gerente de Recursos Humanos na Cia. Hering, na região de Goiânia (GO), o aperfeiçoamento se tornou imprescindível para o colaborador permanecer empregado. “Porém, vai além da qualificação formal. Hoje temos percebido a importância da vivência e das trocas  de experiências. Por isso, é relevante participar de rodas de discussões virtuais e o network nunca foi tão interessante para o nosso dia a dia como é hoje”, afirma.

Para desenvolver habilidades interpessoais, a dica é cuidar da relação com o outro, nas trocas e nas oportunidades de construção em conjuntos. Também vale atuar em projetos e células potencializadoras e aceleradoras do processo de aquisição do saber. 

Conhecimento nunca é demais. Investir em educação auxilia na realização dos seus sonhos. O Nube também possui cursos gratuitos! O “Gestão de Carreira”, por exemplo, tem como objetivo apontar os caminhos para você descobrir suas aptidões e estabelecer objetivos, identificando os passos para planejar e desenvolver sua carreira de modo eficaz. Vale certificado de trê horas complementares! A capacitação está organizada em cinco módulos, com o intuito de apresentar um novo conceito em cada etapa. 

Mais dicas

Precisa de mais dicas sobre esse e outro temas corporativos? Então, continue acompanhando as atualizações do blog do Nube! Diariamente publicamos novos conteúdos voltados para o seu crescimento profissional. Por exemplo, você sabe a importância e as melhores estratégias para melhorar a performance do cérebro? Falamos sobre isso nessa matéria

Conte com a gente. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe