A pandemia do novo coronavírus também teve um forte impacto no bolso de muitas pessoas. Algumas perderam o emprego, outras foram suspensas e muitas encontram ainda mais dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a busca por um controle financeiro mais eficiente se faz necessário. 

Mauro Rodrigues, economista na plataforma da BEI Educação, ressalta a importância de aprender sobre seus ganhos e gastos: “um comportamento responsável nesse sentido garante uma condição mais estável à pessoa, incluindo uma proteção a choques de renda negativos, como o atual. É importante tentar economizar.”   

Para diminuir os prejuízos, o especialista destaca algumas dicas fundamentais.   

Nada de pânico

Agora não é o momento de desespero, é preciso manter uma postura equilibrada diante das necessidades diárias. “Evite o ‘pânico’ ao fazer compras. Não saia adquirindo de tudo, sem planejamento, apenas porque as outras pessoas estão fazendo isso. É crucial se organizar antes de sair de casa, pois do contrário você corre o risco de trazer itens desnecessários.”  

Segundo pesquisa da FGV, no período da pandemia, os preços dos itens básicos ficaram mais caros, exemplo foi o feijão. O alimento subiu o valor de 1,45% para 8,60%. Isso, entre o período de 23 de março e 22 de abril. 

Uma das orientações do gestor é fazer uma lista antes de ir ao supermercado e saber as mercadorias de consumo. Assim, as chances de obter produtos supérfluos são reduzidas. Além disso, o gasto excessivo com mantimentos contribui para a perda de alimentos e a produção de lixo excedente. “É importante pensar a longo prazo, fique atento aos produtos perecíveis e fuja de desperdícios.”  

Anote tudo  

Inserir o controle na rotina é uma atividade complexa, porém para Luzia Costa, fundadora do Grupo Cetro, o primeiro passo está em registrar todas as suas despesas. Dessa forma, terá uma visão mais compreensível de quanto gasta em um serviço ou objeto. “Anote tudo mesmo! Até os pequenos gastos como chicletes, por exemplo. Mesmo o valor sendo baixo pode sim impactar no seu orçamento mensal”, afirma a gestora.

Acabe com suas dívidas

Quitar as dívidas precisa ser sua prioridade a partir de agora. Luzia ressalta: “para você ter uma vida financeira saudável é necessário tirar seu saldo do negativo. Seja cartão de crédito, loja entre outros. Aproveite para ficar de olho nos juros e parcelamentos dos seus gastos, isso pode prejudicar demais suas economias.”      

Tenha uma reserva financeira   

Ter uma quantia guardada para emergências e para não passar nenhum aperto com algum imprevisto te ajudará no seu planejamento. “Aconselho a programar mensalmente um depósito ao primeiro sinal de seu salário. Seja para guardar em uma poupança ou investir em outra forma de aplicação considerada ideal”, sugere a empresária.

Compras por impulso   


De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores afirmaram ter aumentado o volume de compras on-line durante a quarentena. Para a especialista, no entanto, é preciso se atentar aos gastos por impulso. “Tente pensar e pesquisar preços, veja se realmente é necessário e lembre-se de realizar o pagamento de todas as aquisições à vista”, destaca.   

Portanto, o controle financeiro começa com planejamento. Quanto mais você colocar em prática, mais fácil adaptará sua rotina e verá resultados significativos. Apenas dê o primeiro passo! Conte sempre com o Nube para mais dicas e orientações! Quer saber mais? Leia a matéria “Dicas para economizar nas compras na pandemia.” 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe