Os dias de confinamento impostos pelas regras de distanciamento social provocaram uma mudança na rotina de muitos. A realidade do teletrabalho, até então conhecida por uma minoria e vista como benefício por empregadores, virou padrão no cotidiano de inúmeras empresas. No entanto, as reuniões virtuais, por tele ou videoconferência, representam um desafio, especialmente para quem divide o ambiente doméstico com familiares e parceiros.

Segundo a plataforma Zoom, somente no mês de março houve uma média superior a 200 milhões de conferências por dia, realizadas por meio de seu aplicativo. Para Adrian Fognini, diretor administrativo da Thomson Reuters América Latina, as ferramentas são importantes para manter a interação pessoal e profissional. “Pode parecer pouco, mas não é. Justamente por serem tão acostumados com a vida de escritório, a manutenção desse contato, seja por telefone ou vídeo, faz uma diferença tremenda para a motivação da equipe e para a satisfação dos clientes. É preciso se mostrar próximo e presente”, sugere.

Especialistas de todas as áreas também participam de lives para se manterem conectados com seu público. Com isso, já são numerosos os casos de gafes ao vivo, não só de executivos e comentaristas esporádicos, mas também de âncoras e repórteres veteranos na profissão.

Para Viviane Vicente, consultora de etiqueta corporativa e competência cultural, a aparência exibida, a linguagem utilizada e a maneira como tratamos os outros afetam nossa carreira. “É fundamental manter o mesmo respeito e decoro nos encontros realizados por meio de meios eletrônicos, assim como demonstrado presencialmente”, afirma.

A especialista ilustra algumas das principais posturas inadequadas adotadas pelos colaboradores.

Cuidado com expressões!

Viviane alerta para a atenção com a vestimenta e as expressões durante as chamadas: “fazer uma careta ao ouvir a ideia do colega vai parecer antipático e arrogante, aparecer na tela vestindo a camiseta furada dos tempos de ensino médio vai passar a mensagem de não estar comprometido com a missão da equipe Vestir-se de maneira profissional é um sinal de comprometimento e respeito.”

Para ela, a orientação é utilizar práticas já comuns nas negociações e encontros corporativos: “você sabe a linguagem corporal e gentileza nas palavras ao visitar um cliente. Ela deve ser mantida por via eletrônica. Uma postura positiva ajudará a transmitir a segurança esperada de você.”

Não se atrase!

Se você se atrasa para “logar” na videoconferência, pode atrapalhar seu início, perder parte da discussão, e interromper a fala de alguém. “Quando isso se torna constante, sua reputação será a de não levar o trabalho a sério, ou alguém com quem não se pode contar”, ressalta a consultora.

Saiba utilizar as ferramentas tecnológicas

Você deve pedir licença e deixar a reunião por alguns minutos para qualquer atividade privada, no mínimo, desabilitando a câmera e o microfone durante sua ausência. A especialista aconselha ainda: “verifique imediatamente se tem o aplicativo instalado, e familiarize-se com suas funcionalidades. Caso contrário, você pode atrapalhar o andamento da discussão, passar um constrangimento desnecessário e virar motivo de chacota. Cuide para sua imagem revelar toda a sua competência e seriedade. Ajuste a webcam de maneira a exibir seu rosto e parte do tronco, em local com boa iluminação e fundo neutro.”

Portanto, para mais dicas e orientações sobre como manter um bom ritmo de trabalho em home office, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe