As restrições de contato social impostas pela pandemia do coronavírus pegaram muita gente de surpresa. Corporações precisaram aderir às pressas ao trabalho remoto integral por tempo indeterminado. Nesse cenário, a tecnologia é a melhor aliada para auxiliar as corporações. 

Os dispositivos tecnológicos possibilitam a manutenção da produtividade em tempos de crise de saúde pública. O registro de entrada e saída necessita de um acompanhamento de perto das empresas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas, os benefícios dos empregados e as jornadas, as quais impactam diretamente na vida financeira das companhias. 

Registro de ponto por reconhecimento facial

A Dimastec, sediada em Ribeirão Preto (SP), desenvolveu o DT Faceum. Trata-se de um software, instalado no escritório, o qual recebe os registros faciais dos funcionários. Eles podem marcar o ponto remotamente por meio de um aplicativo. O sistema recebe as atualizações em tempo real quando está on-line. Quando não há sinal de Internet ou telefonia, também é capaz de atuar off-line, armazenando os dados no aparelho para, posteriormente, enviá-los normalmente. 

O aparato consegue mapear e medir os traços do rosto do usuário, respeitando todos os fatores do tempo e do dia a dia, como diferentes penteados, cortes de cabelo, barba, óculos, mudanças como o envelhecimento, entre outros fatores. Além disso, o aplicativo oferece ao empregador a georreferência dos funcionários, permitindo o controle de fluxo laboral.

“A leitura facial evita fraudes e falhas humanas na marcação, sendo extremamente precisa e ágil, pois leva três segundos para ser realizada. O cadastro pode ser feito pelos próprios colaboradores, otimizando a rotina do RH”, pontua Dimas Fausto, presidente da Dimastec.

Outra vantagem, segundo o especialista, é a possibilidade de acompanhar os dados dos times de perto e na palma da mão. No cenário atual de pandemia, muitas companhias aderiram ao sistema de home office, dificultando o controle dos expedientes. Assim, a solução surge também para auxiliar nesse contexto.“Por meio dessa tecnologia, o empregador consegue até mesmo entender a ocupação das equipes e se planejar para gastos extras com horas excedentes no final do mês ou rever a distribuição do fluxo entre os grupos”, conta o presidente.

Assinatura Digital

A assinatura física de documentos também ficou comprometida no cenário de pandemia. Entretanto, o formato digital possui validade jurídica de acordo com a MP 2.200-2/2001. “O procedimento é uma ótima opção para momentos de distanciamento social. É um método protegido, pois utiliza etapas de autenticação a fim de garantir a identidade dos assinantes, bem como da criptografia para evitar fraudes. Assim, é um aliado das corporações e trabalhadores”, explica Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem

Pensando nesse situação, a empresa participará de maneira ativa para favorecer a contenção do problema. “Disponibilizamos normalmente em nossa plataforma, a firma no formato virtual de dois documentos de forma gratuita ao mês. Por conta das circunstâncias de agora, aumentamos a gratuidade para até dez arquivos”, ressalta Paula. Portanto, as soluções tecnológicas contribuem com a sociedade e com o motor econômico. Conte com o Nube e boa sorte!

Quer saber mais dicas sobre o período de quarentena? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog, pois publicamos novos conteúdos diariamente. Nosso objetivo é ajudar profissionais e empresas a vencerem esse momento. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe