Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tecnologia-auxilia-empresas-no-periodo-de-quarentena

Tecnologia auxilia empresas no período de quarentena 

Notícia | 03/06/2020

Gabriela Vasconcelos

As restrições de contato social impostas pela pandemia do coronavírus pegaram muita gente de surpresa. Corporações precisaram aderir às pressas ao trabalho remoto integral por tempo indeterminado. Nesse cenário, a tecnologia é a melhor aliada para auxiliar as corporações. 

Os dispositivos tecnológicos possibilitam a manutenção da produtividade em tempos de crise de saúde pública. O registro de entrada e saída necessita de um acompanhamento de perto das empresas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas, os benefícios dos empregados e as jornadas, as quais impactam diretamente na vida financeira das companhias. 

Registro de ponto por reconhecimento facial

A Dimastec, sediada em Ribeirão Preto (SP), desenvolveu o DT Faceum. Trata-se de um software, instalado no escritório, o qual recebe os registros faciais dos funcionários. Eles podem marcar o ponto remotamente por meio de um aplicativo. O sistema recebe as atualizações em tempo real quando está on-line. Quando não há sinal de Internet ou telefonia, também é capaz de atuar off-line, armazenando os dados no aparelho para, posteriormente, enviá-los normalmente. 

O aparato consegue mapear e medir os traços do rosto do usuário, respeitando todos os fatores do tempo e do dia a dia, como diferentes penteados, cortes de cabelo, barba, óculos, mudanças como o envelhecimento, entre outros fatores. Além disso, o aplicativo oferece ao empregador a georreferência dos funcionários, permitindo o controle de fluxo laboral.

“A leitura facial evita fraudes e falhas humanas na marcação, sendo extremamente precisa e ágil, pois leva três segundos para ser realizada. O cadastro pode ser feito pelos próprios colaboradores, otimizando a rotina do RH”, pontua Dimas Fausto, presidente da Dimastec.

Outra vantagem, segundo o especialista, é a possibilidade de acompanhar os dados dos times de perto e na palma da mão. No cenário atual de pandemia, muitas companhias aderiram ao sistema de home office, dificultando o controle dos expedientes. Assim, a solução surge também para auxiliar nesse contexto.“Por meio dessa tecnologia, o empregador consegue até mesmo entender a ocupação das equipes e se planejar para gastos extras com horas excedentes no final do mês ou rever a distribuição do fluxo entre os grupos”, conta o presidente.

Assinatura Digital

A assinatura física de documentos também ficou comprometida no cenário de pandemia. Entretanto, o formato digital possui validade jurídica de acordo com a MP 2.200-2/2001. “O procedimento é uma ótima opção para momentos de distanciamento social. É um método protegido, pois utiliza etapas de autenticação a fim de garantir a identidade dos assinantes, bem como da criptografia para evitar fraudes. Assim, é um aliado das corporações e trabalhadores”, explica Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem

Pensando nesse situação, a empresa participará de maneira ativa para favorecer a contenção do problema. “Disponibilizamos normalmente em nossa plataforma, a firma no formato virtual de dois documentos de forma gratuita ao mês. Por conta das circunstâncias de agora, aumentamos a gratuidade para até dez arquivos”, ressalta Paula. Portanto, as soluções tecnológicas contribuem com a sociedade e com o motor econômico. Conte com o Nube e boa sorte!

Quer saber mais dicas sobre o período de quarentena? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog, pois publicamos novos conteúdos diariamente. Nosso objetivo é ajudar profissionais e empresas a vencerem esse momento. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete