Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideranca-remota-em-lockdown

Liderança remota em lockdown 

Notícia | 03/06/2020

Giovanna Cavalli

Está se sentindo trabalhando mais em casa em relação ao escritório? E se acrescentarmos um ambiente de lockdown exigindo muito mais de você? Diante dessas situações é possível perceber nos líderes suas habilidades. Então, esse é o momento para reforçar as melhores práticas para atividades remotas.

Gestão empática é sinônimo de sucesso

Enfrentar uma quarentena e suas consequências econômicas exigem diferentes combates. Enquanto as empresas lutam para garantir a continuidade dos negócios durante o surto, uma liderança competente “batalha” duro para manter os empreendimentos avançando e emergindo fortemente.

Um bom dirigente deve utilizar de todos os recursos disponíveis, encontrando maneiras criativas de apoiar as pessoas e comunidades ao entorno. “Liderar é fazer parte de um grupo. Ou seja, muito além de “ter” liderados. Perceber exemplos, reconhecer atitudes, obter resultados, guiar uma organização por valores. Caminhar entre escolhas, acertos e aprendizados”, explica o fundador e CEO da ISAT, Dorian Lacerda Guimarães.

Com a desaceleração forçada pela crise, os gestores devem reservar um tempo para refletir não apenas sobre as transações feitas, mas como elas são realizadas. “Você deve fazer perguntas a si mesmo como seus processos podem ser fortalecidos ou se é hora de avaliar um novo modelo laboral. Logo, reavaliar como as coisas estão sendo realizadas e pensar além do curto prazo. Com isso, tentar coisas novas e ter visão estratégica”, comenta a psicóloga e sócia da Odgers Berndtson Brasil, Daniela Mindlin Tessler.

Em vista disso, Guimarães compartilhou suas experiências práticas como líder na ISAT, sobre a coordenação do time em tempos de home office. Veja:

Conhecer seu território - compreender mais o liderado e seu momento.

Trocar o estilo de liderança - substituir o controle do ambiente pelo empoderamento das pessoas.

Uso de webconferências com imagem - na comunicação on-line prefira a face a face, pois ela gera conexão entre as partes. Ou seja, olhar para a câmera como se estivesse em frente para o outro. Assim, procure encontrar a linguagem adequada com seu colaborador (auditivo, cinestésico, visual), da mesma forma como indicado no presencial.

Disciplina e gestão do tempo - em respeito à agenda, reuniões claras e objetivas, com tempo pré-definido, nos torna mais formais.

Clareza - em especial sobre expectativas, seja com palavras e referências, tenha o follow up.
Reconhecer e elogiar conquistas - independentemente de ser por uma mensagem, uma nota ou um post no grupo da empresa, elogie.

Fornecer feedback - atualmente, on-line, dê o retorno sobre os comportamentos digitais e seus impactos. “Aqui eu ainda estou avaliando como fazer, buscando uma forma”, comenta o CEO.

Informalidade remota - troque tomar um café no escritório por um momento de descontração virtual. Claro, tudo no seu devido momento.

Use ambientes colaborativos - para alguns já é uma prática, pois permite trocar de informação em tempo real.

Confiança - renovar a confiabilidade todo dia com perspectivas do “novo normal”.

Ficar em casa não é uma opção, é uma necessidade. “Essa realidade é global, hoje, afirma-se: 1/3 da população mundial está na situação de lockdown (quarentena). Apesar de tudo, vivemos na era digital com mais de 50% da população conectada à Internet. Sendo assim, o aprendizado é rápido devido à geração e atualização da informação exponencial e instantânea”, complementa o líder.

Portanto, será determinante as corporações acelerarem os esforços em transformação digital e capacitar os responsáveis em competências on-line, incluindo a gestão remota com assertividade e alto desempenho. Isso, sem abdicar das aptidões humanas e pessoais.

Mantenha-se informado e continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos a participação de especialistas de diferentes áreas. Assim, você se mantém atualizado e ganha destaque em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete