Segundo pesquisa realizada pelo Nube, cerca de 10% das pessoas afirmam possuir medo de falar em público. A habilidade é importante para se dar bem em qualquer área da vida, especialmente no mercado de trabalho. Isso, porque todas as atividades humanas necessitam de uma comunicação assertiva, por meio de exposições de ideias claras e objetivas e da capacidade de organizar e estruturar os discursos do dia a dia.

Para a especialista em oratória, Sirley Maciel, todas as situações acontecem por meio do bom uso das palavras. Por isso, no campo profissional, a oratória eficiente passa a ser um diferencial, podendo ser um instrumento para alavancar carreiras e atingir o sucesso almejado. “Alguns colaboradores sofrem determinadas pressões no desempenho de suas atividades, as quais, o domínio da fala é fundamental. É importante ter sustentação oral para reuniões, por exemplo”, afirma Sirley. 

A especialista seleciona os principais procedimentos e técnicas para desenvolver mais confiança, segurança e desenvoltura em suas atuações com a oratória.

Autoconhecimento

O primeiro passo para ter melhores práticas comunicativas é conhecer seus pontos fortes e aqueles com potencial de melhora. “Descubra suas qualidades e diferenciais. Use e abuse de seus melhores atributos, mas também conheça suas limitações, problemas e vícios, pois aí estão seus objetivos para a superação”, aconselha Sirley.

Treinar a comunicação não-verbal

Segundo a especialista, gestos, movimentos, posturas e micros expressões correspondem a 52% da nossa capacidade de influência. Por isso, se atentar à comunicação não-verbal é extremamente importante.

Mantenha a calma  

Tiago Abad, psicólogo e palestrante, aconselha quem está diante de cenários desafiadores, como entrevistas de emprego. “Mantenha a calma, se posicione frente a frente com o entrevistador, seja cordial e olhe nos olhos durante o processo seletivo,” comenta o mentor.   

Abad sugere um exercício para ilustrar a importância da oratória nessas situações: “imagine você sendo o entrevistador. Chega uma pessoa desconhecida, entra em sua sala, se apresenta com voz baixa, se posiciona de lado e olha para o chão enquanto responde uma pergunta. Não é muito positivo! O candidato deve ter como objetivo se conectar com o profissional, e mostrar a sua melhor versão, ou no mínimo, quem realmente é, para não sair da entrevista com aquela sensação de não ter dado o seu melhor.”   
 
Marketing Pessoal 

Uma boa prática comunicativa é capaz de fazer sua carreira decolar. Afinal, é fundamental para liderar equipes, motivar, inspirar e direcionar. “Quanto melhor a compreensão da mensagem, maior a potência de realização de qualquer tarefa. Vemos em algumas empresas: nem sempre a pessoa com mais conhecimento sobre o produto ou serviço, acaba se destacando. Em muitos casos, quem tem a melhor oratória acaba sendo convocado para representar a corporação em congressos, reuniões, simpósios, eventos, e tem o seu destaque garantido”, comenta o palestrante.   

Abad ressalta, oratória é treino. Quanto mais você faz, melhor fica. Por isso, é importante procurar profissionais e técnicas capazes de estimular o preparo adequado. Pensando nisso, o Nube oferece um curso gratuito “Falar em Público: Encare esse desafio” com indicações para te ajudar a realizar apresentações mais atraentes, aprimorar a habilidade de expressão e incentivar a busca contínua por técnicas eficazes de discurso! Dessa forma, conseguirá se destacar e expor ideias e pensamentos.  

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe