O trabalho remoto só aumenta. Isso foi verificado pela pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, segundo a qual há uma tendência de crescimento do home office no Brasil e no mundo. Para 47% dos entrevistados, a modalidade cresceu nos últimos três anos. Com o isolamento social, a prática pode ganhar ainda mais destaque.

Para Nigel Thompson, VP de marketing de produto na BlackBerry, esse cenário se deve graças a melhorias em computação em nuvem, infraestrutura da Internet e ferramentas de colaboração remota. “Com a ampla resposta corporativa e governamental à pandemia de COVID-19 em todo o mundo, muitas empresas estão experimentando em primeira mão o impacto de uma nova força de trabalho. Com grande parte de sua equipe operando agora em casa, algumas organizações podem optar por continuar trabalhando remotamente após as crises atuais”, sugere o especialista.

Porém, Thompson alerta ainda, considerando um prazo cada vez maior para voltar aos escritórios, a transição exigirá alguma adaptação séria por parte das organizações e dos funcionários. Por isso, destaca algumas das principais práticas adotadas para a produtividade e um trabalho seguro no home office.

Manter contato com sua equipe

Alguns membros da equipe já se sentem bem equipados para trabalhar remotamente e não têm problemas em colaborar conforme o necessário. Para o gestor, eles podem até apreciar estar longe das distrações, como do bate-papo no corredor e no café. Porém nem todos são assim. “Para outros funcionários, esse não será o caso e a falta de interação social pode representar um desafio significativo. Alguns tipos de personalidade tendem a prosperar com a convivência porque alimentam a energia do time. Ao trabalhar em casa por longos períodos, algumas pessoas podem ficar tentadas a realizar muitas reuniões ou precisar entrar em contato com frequência durante o dia”, afirma Thompson.

Para manter o clima, considere realizar reuniões de vídeo agendadas regularmente, a fim das pessoas poderem se ver e se sentirem conectadas. “Além das conferências, considere a possibilidade de configurar uma atividade por meio de uma plataforma de mensagens diretas, se você ainda não tiver uma. Caso já possua tal app, considere ficar um pouco mais em contato e tornar a comunicação o mais divertida possível”, aconselha o especialista.

Manter sua sanidade a longo prazo

Parte de cultivar a sanidade em casa será ter o espaço de trabalho certo e coabitantes respeitando os limites desse espaço. Porém, sua sanidade também dependerá de como mantém bons hábitos durante o dia. “Para sua saúde mental, considere não comer na sua área de trabalho e realmente fazer intervalos para o almoço, como você estava acostumado a fazer no escritório. Cuide-se com pequenos intervalos e breves encontros sociais virtuais com colegas, no bate-papo por vídeo ou por meio de mensagens. Isso permitirá se concentrar melhor”, explica Thompson.

Para ele, também é essencial organizar uma programação regular. “Quando vamos ao trabalho todos os dias, acordamos e tomamos banho, fazemos nossas compras ou ginástica - normalmente em algum momento antes ou depois do trabalho. É crucial manter essas atividades e sua rotina para ajudar a ter a sensação de normalidade”, ressalta o especialista.

Gestão eficiente

Para o teletrabalho ser um realidade para os próximos anos, é preciso adaptar também a forma de gestão e comunicação das empresas. A head de soluções da consultoria People Strategy, Célia Costa, ensina sobre a metodologia dos 5Cs para ser mais efetivo ao liderar uma equipe à distância.

Comunicação

É importante manter diálogo constante, mesmo virtualmente. Uma comunicação clara é fundamental para reconhecer necessidades e dificuldades.

Compartilhar

Dividir os erros e acertos, sempre com clareza é indispensável para o alinhamento frente aos desafios.

Cooperar

Operar em conjunto em prol de um resultado comum é motivador e impulsiona colaboradores. Criar equipes multidisciplinares para diferentes tarefas pode ser uma ótima idéia nesse novo cenário.

Confiança

É imprescindível entender como as pessoas operam. Confiança e clareza de todos os lados são necessárias para um fluxo transparente e realmente efetivo.

Cumplicidade

Construir o sentimento e a responsabilidade do grupo é o cenário ideal para um trabalho bem alinhado e resultados mais eficazes.

Como o futuro é imprevisível, o ideal é buscar preparo e estar sempre bem informado. Por isso, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe