Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
home-office-como-ser-produtivo-apos-mais-de-um-mes

Home office: como ser produtivo após mais de um mês 

Notícia | 27/05/2020

Gabriela Vasconcelos

Com o aumento de casos de coronavírus no país e as medidas de distanciamento social, muitas pessoas estão trabalhando em esquema home office. Contudo, as empresas não tiveram tempo para treinar seus funcionários para este estilo de trabalho, o qual exige muita disciplina, concentração e organização. Então, como ser produtivo após mais de um mês de quarentena?

Para Andere Alves, talent acquisition recruiter na Unbox People & Culture, em Brasília (DF), o maior desafio das corporações é a falta de costume dos funcionários com o formato. “Não é fácil, principalmente quando se tem crianças em casa e ocorrem, sim, interrupções. É importante manter o foco nas entregas do dia e a palavra-chave é disciplina”, afirma.  

Indicações

Erika Linhares, executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, já implementou o trabalho remoto e liderou mais de 500 pessoas na modalidade. Hoje, após montar seu próprio negócio, trabalha em casa há mais de um ano e tem uma rotina regrada e organizada para as tarefas serem executadas dentro dos prazos determinados.

Veja abaixo dicas e orientações da especialista a fim de obter mais produtividade atuando à distância:

Fase 1: planejamento

  1. Estabeleça seu horário de trabalho, faça sua agenda e desenhe um cronograma da sua rotina estabelecendo horários para cada tarefa.
  1. Faça pausas. Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Tome um café. Antes ou depois de trabalhar, faça exercícios em casa ou assista a algum filme.
  1. Escolha o melhor local de trabalho. É importante ser longe da cama e da TV. Procure um lugar organizado para a concentração poder fluir.
  1. Defina as ferramentas a serem utilizadas para fazer seu trabalho e garanta o funcionamento das mesmas (Internet ou notebook, por exemplo).
  1. Defina as tarefas por grau de importância e prazos para encerrar cada uma. Estabeleça graus de prioridade para cada atividade. Cuidado para não adiar projetos importantes e transformá-los em urgentes.

Fase 2: execução

  1. Não durma até tarde; prefira começar cedo. Evite dormir e acordar em horários muito distantes do comum, pois essa atitude pode dar a impressão de férias e causar improdutividade.
  1. Evite distrações com TV, Instagram, WhatsApp, crianças ou animais de estimação. Trabalhe e produza no período determinado. Se procrastinar, não vai conseguir concluir afazeres no tempo programado.
  1. Faça acordos com os familiares. No caso das crianças, é preciso combinar com elas os períodos nos quais os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos. Também vale permitir as brincadeiras em um ambiente da casa diferente de onde você escolheu trabalhar. É fundamental todos aprenderem a respeitar o limite de convivência.
  1. Não deixe de executar demandas realmente relevantes, pois poderão virar imediatas e comprometer sua agenda. Faça uma lista das tarefas e vá marcando conforme concluir. Organização é fundamental!
  1. Acione as pessoas mesmo à distância e aprimore os seus relacionamentos. Você não precisa esperar um encontro físico para resolver problemas. Procure os colegas e gestores por telefone, Skype ou outra ferramenta. 
  1. Quando optar por fazer uma reunião virtual, compartilhe o material previamente para todos terem conhecimento do assunto a ser discutido. Dessa forma, o encontro tende a ser mais rápido e pragmático.
  1. Aproveite para pensar em como melhorar e inovar. Você terá mais tempo para isso.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete