Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quarentena-tres-sites-que-facilitam-o-ensino-da-matematica

Quarentena: três sites que facilitam o ensino da matemática 

Notícia | 26/05/2020

Gabriela Vasconcelos

Escolas de todo o país tentam diminuir os efeitos da suspensão das aulas por conta da pandemia de coronavírus. Para aqueles com acesso à Internet, o período da quarentena pode ser também uma oportunidade para se aprofundar na matemática por meio de plataformas as quais deixam a disciplina mais divertida e interessante.

A dificuldade no assunto é um desafio nacional. O aprendizado da disciplina no Brasil é de apenas 15% para estudantes no ensino médio e 44% no fundamental, de acordo com dados da Prova Brasil. O exame calcula a proporção de alunos da rede pública os quais aprenderam o adequado. Em relação ao Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o país aparece entre as 20 piores colocações no ranking de 79 países e territórios.

Existe um esforço na educação para tornar a disciplina mais amigável e derrubar seus mitos. “Cada vez mais, a rede de professores, estudantes e famílias enxergam o conteúdo como um elemento presente no cotidiano – e não como uma disciplina com processo de aprendizagem restrito a um grupo seleto ou mesmo como inimiga”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade. 

Plataformas

Confira três plataformas on-line as quais oferecem conteúdos para pais, professores e estudantes desvendarem os mistérios da matemática de forma mais divertida:

Youcubed - Embasada na abordagem americana de Mentalidades Matemáticas,  propõe o ensino da disciplina de forma aberta, criativa e visual. Estão disponíveis diversas atividades, como jogos, desafios, ideias inspiradoras, vídeos, aplicativos e pôsteres. Os conteúdos podem ser escolhidos conforme o ano escolar ou por tópicos, como multiplicação, frações e probabilidade, entre outros. A tradução do Youcubed foi viabilizada pelo Itaú Social, em parceria com o Instituto Sidarta.

IXL – As crianças aprendem no seu próprio ritmo. As questões se ajustam automaticamente ao nível ideal de dificuldade. Uma grande variedade de perguntas mantém as sessões de prática inovadoras e permite sucesso a todos os tipos de aprendizes.

Khan Academy - É uma organização sem fins lucrativos com a missão de oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para todas as pessoas, em qualquer lugar. Os alunos praticam no próprio ritmo, solucionando primeiramente suas dificuldades de compreensão e, depois, acelerando o aprendizado.

No Youtube

O professor Rafael Procopio criou o projeto educacional Matemática RIO. O educador já tem mais de 300 milhões de aulas assistidas. São dicas rápidas sobre assuntos básicos, além de classes profundas e densas. Para o docente do Rio de Janeiro (RJ), o objetivo com o trabalho interativo é disseminar o gosto pelo tópico. “Quando alguém não entende algo, pergunta. Leio tudo e respondo quando posso. Os usuários também sugerem assuntos a serem abordados em vídeos futuros”, afirma Procopio.

A iniciativa faz parte de um grupo selecionado pela plataforma em parceria com a Fundação Lemann. O YouTube EDU reúne alguns dos canais de educação mais populares postados na rede social com conteúdo voltado ao nível fundamental e médio. 

Outras áreas

O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, reuniu outras dicas de conteúdos, atividades educativas e ferramentas para educadores e famílias. Estão divididas em seções como Atividades Pedagógicas, Artes, Biologia, Entretenimento, Ferramentas, Geografia, História, Língua Estrangeira, Literatura, Matemática e Química.

No site do Nube também oferecemos diversos cursos sem custo algum! A fim de melhorar sua gestão do tempo para essas atividades, faça nosso curso gratuito “Como Administrar seu Tempo”. Ele tem como objetivo abordar técnicas de planejamento, a fim de auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional, conhecendo melhor sua rotina e refletindo sobre as vantagens da administração da jornada. Vale certificado de horas complementares de cinco horas! O curso está organizado em quatro módulos, de modo a apresentar um novo conceito a cada etapa. 

Invista em seu futuro!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe