A pandemia de coronavírus ainda é uma realidade mundial. Medidas de emergência estão sendo tomadas, entre elas, o decreto de quarentena pela maioria dos estados nacionais. Por parte da população, a preocupação com o bem-estar físico e mental diante desse contexto tem ganhado destaque.      

Para Mauro Inagaki, CEO na b2finance, o momento é de conscientização. “Uma das principais saídas é a adoção do home office. A prática se consolidou para a continuidade de atividades trabalhistas em meio à crise. No entanto, é unanimidade entre os especialistas ao redor do mundo: os prejuízos mentais durante esse período devem ser alvo de atenção”, afirma o especialista.            

Como lidar com o isolamento social e as mudanças da rotina sem maiores problemas físicos e psicológicos? Confira as principais dicas de Inagaki para te auxiliar durante esse processo.        

Tecnologia é aliada                

O sentimento de solidão e isolamento provocado pela quarentena, apesar de necessária e fundamental para amenizar o quadro de contágio, pode causar sentimentos nocivos e até lançar pessoas a condições específicas e necessárias de cuidado profissional, como depressão e ansiedade excessiva. “Na Internet, temos à disposição uma série de aplicativos e ferramentas capazes de proporcionar a troca de informação rápida e em tempo real, ignorando qualquer obstáculo de distanciamento. O ato de simplesmente ver e conversar com semelhantes em um momento tão delicado, já servirá de alento”, destaca o gestor.      

Filtro de notícias: um hábito indispensável        

Diariamente, uma quantidade absurda de informações é levantada pelas redes sociais. Nem sempre elas possuem um grau aceitável de relevância e compromisso com a verdade.

Por isso, não se deixar levar pelo bombardeio de notícias disseminadas é fundamental para preservar a sanidade mental e encarar a situação com tranquilidade. “Atentar-se a comunicados de especialistas e médicos para lidar com a pandemia é um hábito indispensável. São eles os responsáveis por auxiliar a população da melhor maneira possível, colocando nossa saúde como prioridade imutável”, ressalta Inagaki.     

Crie sua própria rotina de trabalho      

Estar em casa não é sinônimo de abdicar de horários e deixar os dias passarem sem parar. O especialista ressalta, por exemplo, a importância de estabelecer horas específicas para acordar e realizar o teletrabalho. “É uma prática simples, mas capaz de reproduzir a sensação de produtividade”, aconselha.       

Nigel Thompson, VP de marketing na BlackBerry, sugere ainda como parte do cultivo da sanidade em casa dependerá de bons hábitos durante o dia. “Considere não comer na sua área de trabalho e realmente fazer intervalos para o almoço, como você estava acostumado no escritório. Cuide-se com pequenas pausas e breves encontros sociais virtuais com colegas, no bate-papo por vídeo ou por meio de mensagens”, orienta.    

Thompson também ressalta: tente manter sua antiga rotina no lugar. “Quando vamos ao trabalho todos os dias, acordamos e tomamos banho, fazemos nossas compras ou ginástica, normalmente em algum momento antes ou depois da atividade profissional. É crucial manter essas práticas para ajudar a ter a sensação de normalidade.”        

Portanto, se deseja mais dicas e orientação de como lidar de forma positiva com os desafios do home office, acompanhe os conteúdos do Nube! Leia também a matéria "Cinco mitos sobre trabalhar em home office" e descubra algumas curiosidades sobre a modalidade do futuro. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe