Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
7-dicas-para-otimizar-os-estudos-em-casa

7 dicas para otimizar os estudos em casa 

Notícia | 22/05/2020

Gabriela Vasconcelos

Em tempos de distanciamento social, muitos estudantes ficaram confusos acerca de como aproveitar melhor o tempo e serem produtivos nos momentos de estudo. Afinal, a nova rotina envolve muitas questões as quais afetam a saúde mental e tendem a levar à procrastinação. Contudo, algumas recomendações podem ajudar.

Angélica Santos, bacharel em Economia, de Campinas (SP), está com dificuldades para se concentrar durante a quarentena. “No momento estou em busca de recolocação, por isso iniciei alguns cursos livres para me qualificar. Porém, é difícil manter o foco em casa”, afirma.

Para Viviane Rocha, professora de planejamento e técnicas de estudo na Central de Concursos, a organização é fundamental. “A sensação de ainda ter tempo nos faz empurrar para o outro dia os nossos compromissos. Uma das dicas é fazer um planejamento com a finalidade de controlar o processo de aprendizado e a evolução, ou seja, o aumento no número de acertos”, ressalta.

A especialista deixa orientações para os educandos e quem se prepara para concursos:

  1. Eleja o local de estudo

Deve ser um espaço silencioso para propiciar a absorção do assunto da forma necessária. Há conteúdos teóricos e outros os quais exigem cálculo, logo, esse local deve ser equipado para esses momentos serem aproveitados ao máximo possível. Portanto, seus livros e materiais precisam estar à mão, bem como folhas para resolução de exercícios, confecção de mapas mentais e resumos das disciplinas.

  1. Desconecte-se

Deixe o celular, tablet e notebook (caso seu material de estudo não esteja neles) longe, para evitar a curiosidade de acessar suas redes sociais e aplicativos nos períodos de instrução. A ideia não é fazer você ficar mais isolado dos amigos e familiares, mas proporcionar um melhor aproveitamento dos horários.

  1. Estabeleça os turnos de estudo 

Assim como seus compromissos e períodos de aula, as escalas dedicadas ao estudo em casa devem ser marcadas e cumpridas, não esquecendo das pausas para descanso e alimentação.

  1. Escolha do material de estudo

Separe apostilas, livros e exercícios atualizados de acordo com as alterações vigentes. Afinal, se os dados forem antigos, você estudará de acordo com padrões errados e comprometerá seu plano de estudo.

  1. Compreenda o edital e a banca

Normalmente, as pessoas não ficam atentas às regras dispostas no edital. Elas são de suma importância para você fazer um planejamento. Apresentam quais disciplinas e conteúdos serão cobrados na prova, a organizadora responsável pelo concurso, qual a quantidade de questões e peso das disciplinas, além do número de etapas da seleção.

  1. Resolva questões de provas anteriores

Além de criar um ritmo de resolução de prova, a tarefa ajudará você a decifrar as pegadinhas e o estilo de questões cobradas por cada uma das organizadoras.

  1. Faça simulados periódicos

Ter uma rotina de realização de simulados será útil para criar um ritmo de resolução de perguntas, traçar estratégias e treinar para o dia da avaliação.

Cursos gratuitos

Para ampliar suas chances de se inserir no mercado de trabalho, a qualificação é um diferencial. A boa notícia é: isso pode ser alcançado de maneira grauita! O Nube disponibiliza diversos cursos sem custo algum visando a sua evolução profissional. É uma ótima forma de se preparar durante o período de distanciamento. 

O "Gestão de Carreira", por exemplo, tem como objetivo apontar os caminhos para você descobrir suas aptidões e estabelecer objetivos, identificando os passos para planejar e desenvolver sua carreira de modo eficaz. Vale certificado de 3 horas complementares, aproveite!

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete