Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saude-emocional-e-a-chave-para-o-equilibrio

Saúde emocional é a chave para o equilíbrio 

Notícia | 21/05/2020

Giovanna Cavalli

Muitas pessoas estão em pânico por conta do coronavírus e a proporção causada pelo avanço da doença no Brasil. Essa situação tem levado empresas e o governo a repensar mecanismos de reestruturação das práticas de trabalho para garantir a continuidade dos negócios e a manutenção dos empregos. Nesse sentido, diante de tantas variáveis é preciso estar atento a saúde física e emocional dos indivíduos estando e operando em casa.

Entenda o cenário atual

No levantamento feito pela Mercer, 56% das organizações já têm um plano de continuidade dos negócios para casos de epidemias ou greves. Contudo, para 52%, o desenvolvimento desse planejamento foi realizado apenas recentemente.

“Em circunstâncias como a qual vivemos, corporações e governança devem ter agilidade na adaptação a uma nova realidade. Disso depende a sobrevivência das companhias, bem como, a minimização dos impactos econômicos e nos empregos. O fato de quase metade delas (44%) não estarem preparadas para um break down é surpreendente, mas gerou aprendizado. Com certeza, não seremos os mesmos depois dessa crise”, afirma o líder de produtos de carreira da Mercer Brasil, Rafael Ricarte.

Segundo a mesma pesquisa, 41% das entidades afirmaram sofrer um impacto moderado, exigindo a manutenção de alguns funcionários para atuação presencialmente. Já 32% relataram um efeito mínimo, conseguindo manter boa parte da equipe, de forma remota. Para os 27% restantes, o abalo foi grande, pois a maioria dos colaboradores precisa estar presente na instituição.

Medidas para manter o corpo e a mente funcionando

Então, tendo em vista a segurança dos colaboradores, empreendimentos em atividade a distância estão adotando medidas visando o bem-estar intelectual: psicoterapia, meditações on-line e terapias naturais. Quando se fala em terapêutica natural é possível pensar em acupuntura, ventosas e outras técnicas as quais precisam de equipamentos e do profissional. Contudo, a naturopatia tem muito mais a oferecer e pode ser feita remotamente também.

“Temos ótimos resultados com a Radiestesia e com o Reiki porque mexemos com o campo energético. Com a cromoterapia temos os estímulos cerebrais atuando quando o paciente aplica em casa o procedimento receitado. Outra técnica possível é a fitoterapia, com a avaliação e a receita para fazer na própria residência”, explica o professor Daniel Alan Costa, especialista em bases de medicina integrativa pelo Albert Einstein.

A aromaterapia é outro método possível de ser aplicado no lar pelo próprio indivíduo. Com isso, trata-se individualmente ou ambiente todo, a família por completo. Pode ser usada para acalmar, estimular e até para melhorar a imunidade do grupo.

Em contrapartida, os comércios sem a possibilidade de fazer home based também abraçaram a causa. Assim, 81% adotaram alguma medida de proteção para o time. Entre elas: figuram a reestruturação do espaço físico para evitar aglomerações (56%); flexibilização nos turnos laborais (34%). Além disso, aferição de temperatura corporal, questionário na entrada do expediente e alterações no processo de limpeza (21%). Com relação ao deslocamento, 53% tomaram providências para os cooperadores evitarem o transporte público.

Portanto, cuide-se e procure ajuda! Nossa mente é nossa principal engrenagem, se ela falhar o restante também entra em colapso.

Para mais dicas continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e contamos com opiniões de especialistas de diferentes áreas. Assim, você se mantém atualizado e, também, se desenvolve intelectualmente. Conte com o Nube!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe